Venâncio: Fórum debate educação pública de qualidade e inclusiva e marca o início do ano letivo

Mais de mil profissionais da educação da rede municipal participaram do XV Fórum Internacional e XIX Fórum Nacional de Educação, em Venâncio Aires, que aconteceu na segunda e terça-feira, dias 17 e 18.
Para acomodar o expressivo número de servidores e para promover melhor aproveitamento das atividades, as programações foram realizadas em dois espaços, na Associação dos Funcionários da CTA Continental para os trabalhadores da Educação Infantil e no Clube de Leituras para Ensino Fundamental e agentes escolares. “Educação Pública de Qualidade e Inclusiva” foi a temática central das atividades. Os momentos de formação para os profissionais marcaram ainda o retorno das atividades das equipes que a partir da quinta-feira (20) recebem também os estudantes nos educandários para o ano letivo de 2025.

“De forma muito responsável, o fórum trabalhou temas relacionados à inclusão de alunos. Como funciona o mecanismos de aprendizagem das crianças com alguma deficiência, com espectro autista, o que vem sendo desafiador para todas as redes de ensino nos dias atuais. Precisamos aprender junto com a famílias e juntos construirmos alternativas para amenizar as situações na sala de aula e criarmos estratégias de alfabetização e de socialização dessas crianças, da melhor forma possível”, destaca o secretário de Educação, Emerson Elói Henrique. Assuntos relacionados a empatia e busca por ambiente mais inclusos, também princípios, práticas e desafios reais para essa inclusão, funcionamento do cérebro de um autista, práticas pedagógicas, além de sentimento de pertencimento do professor e escola, culturas infantis e a leitura na Educação Infantil, estiveram entre os temas abordados pelos palestrantes, nos dois dias de programação.
Na quarta-feira (19), os professores e equipes diretivas reúnem-se em suas escolas e no dia 20, o recomeço das atividades é para os estudantes das 18 escolas de Ensino Fundamental do município. Mais de 5.200 alunos estão matriculados na rede municipal de ensino de Venâncio Aires, somando Educação Infantil e Ensino Fundamental.