RegionalVariedades

Residente em Atenção Materno Infantil apresenta ações do HSC em seminário

A nutricionista residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde  –  área de concentração em Atenção Materno Infantil do Hospital Santa Cruz (HSC), Carolina Ruoso, participou do 7º Seminário Integrado de Aleitamento Materno, que ocorreu em Santa Maria. Ela apresentou a experiência da Instituição no mês de incentivo ao aleitamento materno, o Agosto Dourado.

Entre as ações promovidas pelos profissionais da área materno-infantil do HSC está a capacitação sobre o tema para profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica, da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e da Maternidade, ministrada em diferentes momentos nas próprias unidades pelos enfermeiros residentes em Atenção Materno Infantil da Instituição Leandro Medeiros e Letícia Oliveira Damitz. Foram abordados os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), mortalidade neonatal-infantil, fisiologia da lactação, tecnologias de apoio à assistência em amamentação, apojadura, pega correta, sucção efetiva, aspectos psicológicos maternos no pós-parto e a participação do pai na amamentação.

Durante o mês de agosto, as equipes da área materno-infantil do Hospital também reforçaram as orientações para as pacientes internadas sobre a importância do aleitamento materno, com a participação de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde – Área de concentração em Atenção Materno Infantil do HSC. O trabalho, inclusive, é feito regularmente ao longo do ano pelas equipes da unidade. Além disso, a área da Maternidade recebeu decoração com informações e, no corredor da unidade, foi disponibilizado um cenário para as mães registrarem fotos com seus bebês, com entrega de bombons e brindes da Donna Coruja Moda Infantil.

Coleta de Leite

Em 2020 o Hospital Santa Cruz implantou um Posto de Coleta de Leite Humano, situado junto à Maternidade, com o objetivo de promover ações de proteção e apoio ao aleitamento materno e executar atividades de coleta da produção lática da mãe e sua estocagem, para aquelas mães com bebês internados nas UTIs e na UCI. Em média são coletados 11 litros de leite materno no local a cada ano. No posto de coleta, o leite é coletado da mãe para armazenamento e posterior alimentação do seu próprio bebê.

Fonte
Assessoria de Imprensa do HSCFotos: Divulgação

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×