Programação do “Abril Verde” tem foco na conscientização e prevenção de acidentes de trabalho

Criado para reforçar a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho, a campanha Abril Verde busca conscientizar empresas, trabalhadores e a sociedade sobre a necessidade de prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Por conta disso, conforme explica a enfermeira da Vigilância em Saúde do Trabalhador, e da Vigilância Epidemiológica, Carla Lili Müller, no município ocorre uma programação com atividades que foram atribuídas pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). “O município organiza a programação com ações voltadas para o público para chamar a atenção da importância de trabalhar com o cuidado para o não adoecimento e acidentes de trabalho”, destaca.
A primeira ação da programação é a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora que ocorre na sexta-feira, 4, no Salão Piazito, do Clube de Leituras, e aberta a população em geral. Além da Conferência, a programação segue com palestras para o trabalhador da área urbana nos dias 9 e 10 de abril, e ações e roda de conversa com o trabalhador rural, no dia 15, em Linha Paredão Pires. “O objetivo da mobilização é alertar todas as pessoas que trabalham, independente se é formal ou informal os riscos que podem levar ao adoecimento. Essa campanha procura reduzir acidentes de trabalho, incentivando que ações de prevenção sejam adotadas tanto por empregadores, quanto por trabalhadores, sejam eles empregados ou autônomos”, explica a enfermeira.

O Abril Verde surgiu com base em duas datas comemorativas importantes e que são celebradas no dia 28 de abril: Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Atualmente, a Vigilância em Saúde do Trabalhador recebe as notificações de doenças e acidentes de trabalho recebido dos serviços de saúde. Em 2023, o município notificou 699 acidentes de trabalho, 11 doenças relacionadas ao trabalho e três óbitos decorrentes do trabalho. Em 2024, foram 647 acidentes de trabalho, sete doenças relacionadas ao trabalho e oito óbitos decorrentes do trabalho. “O Abril Verde neste ano, conta com realização de várias atividades voltadas para a conscientização, assim como a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. As atividades refletem posteriormente em ações que poderão ser executadas durante o ano”, finaliza o secretário de Saúde, Alan Flores da Rosa.
Programação:
04/04 – Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador, no Salão Piazito do Clube de Leituras, aberta à população em geral
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h20 – Leitura do Regimento
9h30 – Palestra: Política Estadual e Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador da Saúde do Trabalhador da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Fabrício Weiss.
10h30 – Palestra: Saúde do Trabalhador como Direito Humano: Desafios das Novas Relações de Trabalho e o Papel da Participação Popular, ministrada pela enfermeira e doutoranda em Promoção da Saúde na UNISC, Daiane Raquel Kist Back.
11h30 – Intervalo para almoço
13h – Formação de grupos de discussões
14h30 – Apresentação de propostas
15h30 – Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual
Atenção ao Trabalhador(a) da área urbana
09/04 – 10h: Palestra: Importância da Prevenção do Acidente de Trabalho, no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), para funcionários da Instituição, ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, Júlio Frederico Voese.
10/04 – 8h: Palestra: Prevenção de acidentes com veículos e máquinas, na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP), para servidores da Secretaria, ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador da Saúde do Trabalhador da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Fabrício Weiss.
15/04 – Conversa com o Trabalhador(a) Rural, em Linha Paredão Pires, aberta à população rural em geral
9h – Recepção
9h – Realização de testes rápidos: glicemia de jejum, HIV, sífilis e Hep. B e C
10h – Palestra: Saúde e segurança no uso de insumos químicos e prevenção de acidentes com tratores, ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador da Saúde do Trabalhador da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Fabrício Weiss.
Atividade na Rede de Saúde
Durante todo o mês de abril ocorre a Revisão da Situação Vacinal dos Trabalhadores com a equipe de saúde do município. A atividade ocorre nas unidades de saúde com sala de vacinas, e trabalhadores de todos os segmentos podem participar, mediante Cartão de Vacinas.