RegionalVariedades

Prefeitura de Venâncio realiza cadastramento voluntário de apicultores

A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal, orienta os produtores rurais de atividade de criação de abelhas sobre a importância de realizar o cadastro voluntário de apiários junto a Secretaria. A medida visa garantir ao apicultor a regularidade no cadastramento, e o produtor passa ainda a fazer parte do grupo de recolhimento de enxames, contribuindo para ações preventivas e de possíveis ataques, auxiliando o Corpo de Bombeiros nas atividades de remoção de colmeias.

Entre as vantagens do cadastro está a garantia de transporte de colmeias de um local para outra região segura. A medida contribui, ainda, para ampliar a produtividade e, consequentemente, a oferta do produto proveniente da apicultura. Por meio do cadastro de apicultores que a Secretaria realiza o levantamento da apicultura. Dessa forma, pode planejar e realizar, de maneira efetiva, ações voltadas para a defesa de todos.

Importante ressaltar também que o apicultor pode realizar o cadastro durante todo o ano junto a Secretaria, munido dos documentos de identidade, CPF, número de telefone e endereço. Mais informações sobre o cadastro apícola e documentos necessários, o contato pode ser realizado pelo telefone (51) 99791-1840.

Mais uma startup está em vias de desenvolver seu empreendimento no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, no Distrito Industrial. Trata-se da empresa Magnolumi, que atua com a fabricação de reveladores para impressões papilares. O CEO e fundador, Cassio Fernando Reis, que é santa-cruzense, foi recebido pelo prefeito Sérgio Moraes na última semana, no Salão Nobre do Palacinho. Também prestigiaram o encontro, o vice-prefeito, Alex Knak, e os secretários de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leonel Garibaldi, e de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo.

Na ocasião, Cassio, que é Químico Industrial formado pela UNISC e Doutor em Ciências dos Materiais pela UFRGS, membro do grupo de pesquisa em Impressões Digitais do Instituto de Química da UFRGS e pesquisador do Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses (PROCAD), fez uma simulação da aplicação dos produtos, e o prefeito autorizou para que seja dado sequência aos encaminhamentos para o município apoiar a startup.

A Magnolumi iniciou suas atividades em 2020, após ter sido selecionada e fomentada, dentre 780 projetos concorrentes, pela 1ª edição do programa de incentivo à inovação e empreendedorismo, Centelha RS, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS em parceria com a FINEP, oriunda da tecnologia desenvolvida, validada e patenteada durante o mestrado acadêmico realizado no Instituto de Química da UFRGS.

De acordo com Cássio, a empresa visou o pioneirismo nacional no desenvolvimento e fabricação de agentes reveladores para impressões digitais, trazendo a pesquisa de bancada à aplicação comercial. O mercado nacional de reveladores de impressões digitais, explica, é inteiramente suportado às necessidades por produtos importados, com custos elevados e, alguns casos, de baixa eficiência.

Com o fomento oriundo do Programa Centelha, a empresa atuou no desenvolvimento de novos materiais e na homologação em território nacional. A empresa desde 2021 está desenvolvendo em parceria com o Instituto de Química da UFRGS uma nova gama de produtos reveladores, estes na forma de vapores de cianoacrilatos fluorescentes, sendo o segundo produto a nível mundial com essas propriedades, contando hoje com mais de 30 produtos para aplicação e comercialização. Além disso, atua constantemente na pesquisa e desenvolvimento diretamente ligado a demandas de Polícias Científicas, como Instituto Nacional de Identificação, Polícia Federal, Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, e Instituto de Criminalística de São Paulo.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leonel Garibaldi, o município dará todo suporte para que a empresa possa desenvolver seus projetos futuros no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia. “”Cumprindo com o seu propósito, o Gauten tem dado guarida para um bom número de empreendedores com ideias inovadoras. A Magnolumi é mais uma semente que o município está ajudando a plantar e semear e, com certeza, veremos belos frutos dessa iniciativa em um futuro não tão distante”, disse o secretário.

Fonte
Foto: Divulgação Prefeitura de VenâncioAssessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×