Prefeitura de Lajeado e Sebrae assinam parceria para a criação da Sala do Empreendedor no município

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Agricultura (Sedei), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram um termo de parceria para a criação da Sala do Empreendedor no município. A iniciativa tem como objetivo criar um espaço de atendimento para apoiar, fortalecer e incentivar o empreendedorismo no município. A assinatura ocorreu no gabinete da prefeita na manhã desta terça-feira, 08/04.
A parceria estabelece que o município deve centralizar os serviços de atendimentos para potenciais empresários, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, de forma presencial e pela internet, e fornecer informações e orientações que permitam melhorar a competitividade das empresas atendidas.
Conforme o titular da Sedei, Jairo Valandro, com a assinatura do termo será realizada uma análise de onde será melhor estabelecer o espaço, que será físico e virtual, para atender os empreendedores e futuros empreendedores de Lajeado.
– Nosso objetivo é que, com a conclusão da obra do centro administrativo, possamos contar com um espaço exclusivo junto à Sedei. A integração da Sala do Empreendedor à nossa secretaria será fundamental para oferecer um atendimento mais eficiente aos empreendedores. Além disso, estamos avaliando a viabilidade de implantar, posteriormente, um serviço de atendimento virtual aos empreendedores – explica Valandro.
A parceria tem como objetivo a permanente melhoria dos atendimentos aos pequenos negócios para o aumento da competitividade destes e do desenvolvimento sustentável do município.
Na parceria está estabelecido que é responsabilidade da administração municipal o fornecimento de informações, materiais gráficos, além da contratação ou nomeação de atendentes para a Sala do Empreendedor. A capacitação profissional dos atendentes e o fornecimento de materiais é de responsabilidade do Sebrae.
Conforme a prefeita, Gláucia Schumacher, essa é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento econômico da cidade e o estímulo à criação de empresas, empregos e renda.
– Com a Sala do Empreendedor, queremos incentivar ainda mais o empreendedorismo local, oferecendo suporte e orientação de forma acessível e facilitada, presencial ou virtual. É uma maneira de o poder público impulsionar os negócios da nossa cidade – reforça Gláucia.
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor é um espaço físico e virtual da prefeitura municipal que tem como objetivo a simplificação e a desburocratização do processo de registro e licenciamento de empresas e serve como canal de interação da prefeitura com os cidadãos empresários. No Rio Grande do Sul, são 177 Salas do Empreendedor em funcionamento.
A missão da Sala do Empreendedor está atrelada à simplificação de processos e à facilitação do dia a dia do empreendedor nos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade.