Imagens inéditas revelam indígenas isolados no interior de Rondônia
Grupo vive na Terra Indígena Massaco, localizada entre Alta Floresta d’Oeste e São Francisco do Guaporé

Imagens inéditas divulgadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) revelam a existência de um grupo de nove indígenas isolados vivendo na Terra Indígena (TI) Massaco, em Rondônia.
Os registros foram feitos durante expedições realizadas no início de 2024 e mostram o grupo interagindo com objetos deixados pela equipe de proteção.
A TI Massaco está localizada entre os municípios de Alta Floresta d’Oeste e São Francisco do Guaporé. Demarcada e regularizada desde 1998, a área possui mais de 400 mil hectares, dos quais 97,5% estão sobrepostos à Reserva Biológica do Guaporé (Rebio Guaporé), uma das maiores áreas protegidas da região amazônica.

Interação com a equipe da Funai
Os nove homens, com idades estimadas entre 20 e 40 anos, foram fotografados manipulando itens como machados e facões deixados pelos agentes. Apesar do contato indireto, a etnia do grupo permanece desconhecida. Antes de serem fotografados, os indígenas já haviam deixado rastros na região, como armadilhas, abrigos temporários e pontos de coleta de mel e alimentos.


