RegionalVariedades

Exposição de cavalos quarto de milha é novidade na Expoagro Afubra

Setor de Animais também conta com dois novos pavilhões que garantem bem-estar e segurança de todos os envolvidos

Quem passar pelo Setor de Animais da 23ª Expoagro Afubra, que acontece até sexta-feira, 28 de março, em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS, vai encontrar muitas novidades e atrações inéditas. O espaço contempla quatro pavilhões com um total de 2.650 metros quadrados e em torno de 485 animais. Destaque para exposição e vendas de gado de leite e corte, ovinos, caprinos, coelhos, equinos, entre outros. No local, também é possível conferir mostra de búfalos e cavalos de diversas raças. Entre as novidades estão os dois novos pavilhões e a 1ª Exposição de Cavalos Quarto de Milha.

Como uma das atrações inéditas desta edição da Expoagro Afubra, a 1ª Exposição de Cavalos Quarto de Milha tem ranqueamento nacional pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). O coordenador da exposição, Rui Junior Godinho, de Dom Pedrito/RS, explica que a iniciativa engloba julgamento e prova de conformação. A mostra pode ser conferida no Pavilhão 4 e conta com 22 animais. “Este é um passo importante para a Afubra e para a associação na divulgação da raça”, frisa o coordenador.

Conforme Rui Junior Godinho, o cavalo quarto de milha tem origem americana e é a raça mais criada no Brasil. Como criador especializado há 45 anos, ele destaca a linhagem como mais versátil do mundo, sendo um animal de família e preparado para esportes, como corridas. Como expositor na Expoagro Afubra, Godinho fala sobre a comercialização de muitos animais e a participação na feira. “Participar da Expoagro é sempre um prazer. O nível de acolhimento é ótimo”, declara.

O Setor de Animais da Expoagro Afubra também conta com uma programação voltada aos cavalos crioulos. No Pavilhão 1, os visitantes encontram bovinos das raças brafort, holandês e angus. Já no Pavilhão 2 estão os bovinos brafort e brahman, e ovinos new ramscheid, crioulas, texel e texel naturalmente coloridas. No Pavilhão 3 tem caprinos, aves domésticas e coelhos. E o Pavilhão 4 abriga bovinos crioulos e jersey, e também equinos das raças crioula, quarto de milha, percheron, marchador e pôneis.

Novo espaço – O presidente da Associação dos Caprinocultores do Sul (Caprisul), Jonatas Breunig conta que é o quinto ano expondo caprinos na Expoagro Afubra. A exposição da Caprisul está localizada em um dos novos espaços construídos pela organização do evento pensando no bem-estar dos animais e segurança dos expositores. “Melhorou muito o espaço, sendo agora uma estrutura física que traz mais segurança e conforto para os animais”, disse Breunig, que considera a Expoagro como a maior feira de caprinos do interior do Rio Grande Sul. No Pavilhão 3 é possível encontrar 87 animais pertencentes a 10 criadores de várias regiões do estado gaúcho.

Jorn. Patricia Barreto – MTb/RS 15.630
Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2025
Crédito da foto: Rodrigo Sales

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×