Estudantes do 2º ano da EMEF Professora Odila Rosa Scherer criam jornal para divulgar atividades da escola

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Scherer, os alunos do 2º ano protagonizaram a criação do “Jornal da Odila”. A iniciativa, desenvolvida em sala de aula, visa aproximar os estudantes do universo do jornal impresso. Com o slogan “Boas notícias você encontra aqui”, o jornal aborda temas do cotidiano, eventos e novidades da escola.
Conforme a diretora do educandário, Márcia Hinterholz Hickmann, a ideia do jornal foi proposta pela turma do 2º ano da tarde, juntamente com a professora responsável pela turma, Liliana Becker Moraes. “O projeto surgiu após a enchente que atingiu nossa escola no mês de maio. E o nosso retorno às aulas, foi marcado por dinâmicas que abordaram sentimentos e emoções gerados pelo evento, com reflexões sobre como recuperar as alegrias da escola e valorizar o ambiente escolar. A partir disso, surgiu o projeto”, destaca a diretora.
Ainda de acordo com ela, o objetivo do “Jornal da Odila” é apoiar o processo de alfabetização dos alunos. “Através da confecção do jornal, os estudantes desenvolvem habilidades de leitura e escrita, compreensão e reescrita de textos. Além disso, o jornal serve para divulgar as novidades e atividades da escola, promovendo uma maior integração e visibilidade das nossas ações escolares”, relata.
Desde o planejamento até a execução, os estudantes participaram ativamente em todas as etapas. Eles trabalharam em duplas para escrever notícias e reportagens sobre temas de interesse, realizaram pesquisas e interagiram com a direção e os professores. Antes da publicação, os alunos participaram de várias atividades preparatórias, como a visita a jornalistas e a realização de entrevistas. O processo também incluiu escrita, leitura, correção e reescrita de textos, utilizando os chromebooks da escola. A turma também teve a oportunidade de aprender sobre o jornalismo de forma prática, com a visita à empresa Folha do Mate e à Rádio Terra FM, onde puderam conhecer os bastidores da produção de notícias e participar de transmissões ao vivo.
Com o apoio da direção e também com a realização de uma campanha comunitária voltada para coleta de resíduos sólidos, foi possível gerar recursos com a venda dos materiais para custear a produção do jornal e impressão em uma gráfica local. “Quando o pacote de jornais chegou à sala de aula, a reação dos alunos foi de grande euforia. O momento foi de celebração, pois o sonho de ter um jornal escolar se tornou realidade, proporcionando um sentido de conquista e orgulho para todos os envolvidos”, finaliza a diretora.
Embora ainda não haja uma data definida para as próximas edições, a ideia é manter o jornal atualizado, continuar coletando sugestões e novidades para futuras edições, que poderão ocorrer trimestral ou semestralmente.
