RegionalVariedades

Estudantes de cooperativas escolares aprofundam conhecimento sobre habilidades de cargos

O evento Encontros de Intercooperação - Oficinas de Cargos aconteceu de 22 a 24 de abril, no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia de Santa Cruz do Sul

Para promover a intercooperação entre as cooperativas escolares, fortalecer o pertencimento ao grupo e desenvolver as habilidades relativas aos cargos, a Sicredi Vale do Rio Pardo proporcionou três dias de intensas atividades, de 22 a 24 de abril, no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia de Santa Cruz do Sul. O evento Encontros de Intercooperação – Oficinas de Cargos contou com a participação das 24 cooperativas escolares já fundadas na região de abrangência da instituição, que foram divididas em três grupos, cada um com oito cooperativas e participação de 15 estudantes, que constituem o Conselho Fiscal e Administrativo. No total, 360 alunos cooperativistas compareceram às oficinas, com abordagem sobre liderança, documentação, gestão financeira, comunicação, educação cooperativa e pesquisa, e conselho fiscal.

O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry destacou o propósito da instituição e dos parceiros em estimular, incentivar, levar conhecimento e informação aos estudantes. “O presente cria possibilidades de construir o futuro. Através do nosso propósito, queremos contribuir para a caminhada de vocês, despertando para a criatividade, para a liderança, para a preparação como cidadãos. Cada vez mais estamos determinados em ser parceiros da educação”, conversou o líder cooperativista com os jovens. Petry ainda falou sobre a educação ser um dos pilares do cooperativismo. “O desenvolvimento de pessoas faz parte da nossa essência, levar conhecimento e informação. O cooperativismo busca construir um mundo mais próspero, mais justo e solidário. Todos queremos  um mundo melhor!” encerrou.

Para o estudante do 9º Ano, Otávio Augusto Villa, de 14 anos, o dia foi de bastante aprendizado. “Estou aprendendo bastante coisas, como liderar e respeitar os outros, porque a opinião de todo mundo conta. O aprendizado que eu vou levar é que eu tenho que sempre cooperar com todo mundo, ser gentil, empático e acolhedor”, frisou. Como presidente da Cooperativa Escolar Plantando Ideias, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrada Família, de Santa Cruz do Sul, ele participou da oficina de cargos de liderança e ressaltou que levará os aprendizados para os demais associados à cooperativa escolar.

A proposta das oficinas é que os estudantes compartilhem o aprendizado com os colegas e com os demais associados da cooperativa escolar. Além disso, eles podem aplicar o conhecimento adquirido nas práticas cotidianas. “Este é o primeiro evento do ano com estudantes das cooperativas escolares. Além dos assessores pedagógicos do programa e dos nossos parceiros, tivemos o apoio dos professores orientadores, gestores escolares, coordenadores locais e Secretarias de Educação, que apoiam e acreditam no impacto e possibilidades de aprendizados, descobertas e conexões que esses momentos proporcionam à comunidade escolar. Um verdadeiro trabalho de intercooperação”, detalhou a assessora de Cooperativismo e Sustentabilidade da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral Moraes.

Fonte
Foto: Djuliane RodriguesAssessoria de Imprensa do Sicredi Vale do Rio Pardo

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×