RegionalVariedades

Café Empresarial debate a liderança feminina na carreira de sustentabilidade

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz encerrou o calendário de eventos de 2024 com uma edição em novo formato do Café Empresarial, na manhã desta quarta-feira (18). Realizado não auditório da entidade, o tradicional evento de networking agora segue a dinâmica de uma roda de conversas. A executiva em ESG e Comunicação, Amanda Costa Cosenza, foi a convidada do encontro que contou a mediação da vice-presidente da Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Cruz (Ajesc), Silvana Silveira, e da diretora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACI, Jessica Teloeken.

Formada em Engenharia Química e Ambiental com pós-graduação em Direito Ambiental, Amanda Costa Cosenza possui MBA Executivo na área de Business Administration e MBA em Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável. Executiva com mais de 28 anos de experiência, 20 dos quais na área de ESG, atuou em grandes empresas multinacionais – AMBEV, Mercedes Benz, Comgás, Suzano, BRF, Biosev, ADM, Philip Morris Brasil e BAT Brasil. Há sete anos veio para Santa Cruz do Sul com o desafio de implantar um programa de ESG voltado a pequenos produtores de fumo.

Evento encerrou programação da ACI em 2024. Foto: Rodrigo Assmann

Os muitos desafios enfrentados e os aprendizados adquiridos ao longo desta bem-sucedida carreira em sustentabilidade foram compartilhados com os participantes do encontro, em sua grande maioria profissionais mulheres e empreendedoras.

O objetivo do bate-papo foi contar como é a posição da mulher neste mundo de carreiras novas como a da sustentabilidade. “A ideia foi tentar inspirar, através da minha trajetória, mulheres que também queiram entrar nesse mundo a seguir uma carreira como essa. Não tem mais de 20 anos que as grandes empresas no Brasil vêm se preocupando com a sustentabilidade e vemos agora esse movimento crescer muito também para as médias e pequenas empresas”, observou Amanda.

A comunicação é muito importante nesta área, frisou a executiva, “porque sustentabilidade é 50% o que você faz dentro da empresa, os outros 50% é como você comunica para fora, como as pessoas enxergam isso”.

Foto: Rodrigo Assmann

Sobre os desafios da liderança feminina no meio empresarial, destacou que vem de atuação no agronegócio, setor que ainda tem um viés muito masculino, mas que a boa notícia é que as coisas estão mudando. “Hoje já enxergamos muito mais mulheres na liderança dentro de empresas do agro e cada vez mais forte também em outros segmentos empresariais”.

Futuro – Quanto à expectativa para o futuro do ESG – ambiental, social e governança – observa que a atenção ao meio ambiente deve continuar forte, mas acredita que para o próximo ano o pilar social deve se destacar. “A questão dos trabalhadores, dos direitos humanos, da garantia que todos tenham direitos atendidos para uma vida digna é uma tendência para o próximo ano”, afirmou.

O Café Empresarial conta com o patrocínio da Bitencourt Corretora de Seguros, UNISC, Wizard Idiomas, Lisaruth, Dinda Card e Himarte Internet

Fonte
Assessoria de Imprensa ACI SCSFotos: Rodrigo Assmann

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×