Academias de Saúde do SUS iniciam atividades físicas com cerca de mil pessoas em Venâncio

O ano de 2025 já começou, e com ele sem desculpas para não realizar atividades físicas. Após o período de férias, as ações das “Academias de Saúde do SUS” estão de volta, e seguem com a proposta de promover, gratuitamente, a prática de exercícios físicos de forma orientada e segura, visando melhorar a qualidade de vida da população de Venâncio Aires. Atualmente, em torno de mil pessoas estão inscritas para participarem das atividades que estão sob a coordenação da profissional de Educação Física da rede pública de Venâncio Aires, Eliane Turcatto.

O acompanhamento profissional garante auxílio para a prática das atividades e bem-estar dos participantes. Para a professora, Eliane Turcatto, as aulas são pensadas para o bom condicionamento físico e na saúde, respeitando sempre o limite de cada participante. “Os benefícios das atividades físicas são importantes, principalmente os exercícios de força, para que a gente comece a ganhar um pouco mais de massa muscular que com o passar dos anos vamos perdendo, sempre respeitando o limite de cada uma. Além, é claro, de ganhar melhoras no cardiorrespiratório, cardiovascular, ter a convivência com outras pessoas, pois são aulas coletivas. Então, gostaria de convidar a todos para que venham para as academias de saúde do SUS. Venha se movimentar conosco e cuidar da sua saúde”, destaca a professora Eliane.

Os encontros ocorrem em quatro dias por semana em dois locais que estão localizados ao lado das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Santa Tecla e Gressler. Na “Academia de Saúde do SUS” do bairro Santa Tecla, os encontros ocorrem nas segundas e quartas-feiras, às 8h com ginástica e força, às 9h com reforço muscular, às 17h30 Dança com a Prof. Eli, e às 18h15 funcional. Uma das participantes é Elídia Buzata Kipper, de 55 anos, que está no grupo a mais de três anos. “A academia me trouxe muitos beneficios para a saúde. A gente tem que fazer exercícios para o nosso corpo, para o nosso bem-estar. Muitas peças de roupas eu não conseguia colocar sozinha, e agora eu consigo facilmente. Então, para mim está sendo muito bom, e eu adoro fazer as atividades”, ressalta Elídia.
Já na “Academia de Saúde do SUS” do bairro Gressler, as atividades são realizadas nas terças e quintas-feiras, às 8h com ginástica, às 9h reforço muscular, às 17h30 ginástica, e às 18h15 funcional. Nas terças às 15h tem o Grupo “Emagrece”, e nas quintas às 8h15 Divas do SUS. Jussara da Silva, 63 anos, está há mais de 10 anos participando das atividades da Academia do bairro Gressler. “Estou a um bom tempo participando com a professora Eliane. Depois que me aposentei, entrei no grupo e não parei mais. Emagreci oito quilos com as atividades, e tinha muitas dores nos braços, porque eu trabalhava em uma cozinha, e graças as atividades não tenho mais”, comemora Jussara.
O grupo “Divas do SUS” está preparando um espetáculo de dança com várias coreografias. A apresentação está programada para ocorrer no mês de março. Interessados em participar de qualquer aula disponível podem ir até a academia do bairro Gressler ou do bairro Santa Tecla em horário de atividade da “Academia de Saúde”. Os locais são mantidos pela Prefeitura, e vídeos, assim como as lives, podem ser conferidos pelo Instagram, no perfil da professora @elianeturcatto_fitness.