CAPAPolíticaRegional

Vereador Luizinho Ruas propõe Dia Municipal das Associações de Moradores

O vereador Luizinho Ruas (PSB) está propondo um projeto de lei para a criação do Dia Municipal das Associações de Moradores. Segundo o vereador a Associação de Moradores é uma entidade autônoma, sem fins lucrativos, que visa contribuir para a melhoria das condições de vida dos seus moradores.

“A relação da associação com a comunidade constitui-se por meio do conjunto das atividades que se materializam mediante o uso de uma série de instrumentos e estratégias comunicacionais. Esta relação é estabelecida no âmbito da associação e fora dela também com os agentes externos públicos ou privados”, observa.

Luizinho Ruas, que tem uma ligação muito grande com as associações de moradores, em especial, por ter presidido a do Bairro Faxinal, destaca que cabe à associação cuidar da comunicação do agente externo e a relação destas instituições com a comunidade. “Assim, a associação desempenha o papel de mediador da comunidade com as instâncias externas”.

O vereador cita que a Associação de Moradores tem contribuído muito para atenuar os efeitos da desigualdade social, já que, sem a união das pessoas da comunidade, não há desenvolvimento local. “Por certo, só a comunitarização leva a pessoa a repensar a comunidade e seu viés no entendimento desta nova maneira de pensar, o que é realmente desenvolvimento local, sob conotações mais variadas”.

Ruas destaca que o desenvolvimento local é um processo em construção, uma nova concepção que aflora o verdadeiro sentimento de pertencer a um grupo comunitário e estimula o indivíduo na construção do novo entendimento do sentido coletivo das ideias e das perspectivas de construção social.

“As Associações têm funcionado como despertadores das potencialidades de seus membros, que num futuro bem próximo, certamente assumirão a condição de também intermediadores, fortalecendo assim a comunidade”.

Ele lembra que o trabalho das Associações de Moradores é de fundamental importância, pois elas têm a capacidade múltipla de vivenciar, de querer de criar, de participar, de entender, de informar, de conhecer, de aprender, de propor, de discutir, de consenso e de preservar na busca de soluções para o crescimento social das comunidades. Segundo projeto, a data de celebração será definida posteriormente.

Fonte
Foto: Divulgação Câmara de Vereadores de Santa Cruz do SulAssessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×