
Depois do sucesso da última Festa Campeira do RS (Fecars), a 35ª edição, que ocorreu entre os dias 13 e 16 de março, no Parque de Eventos em Santa Cruz do Sul, o prefeito Sérgio Moraes convidou representantes de todos as entidades que possuem galpões no local, para uma reunião no Salão Nobre do Palacinho. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 2.
Ao iniciar sua manifestação, Moraes relembrou o início da instalação do parque, há 24 anos, quando de sua segunda gestão como prefeito do município, e reiterou o pedido para que as entidades que possuem estruturas edificadas no local, cuidem de sua revitalização. “É um local que chama público, e vimos isso na Fecars. Precisamos deixar o parque bonito e em condições para receber bem os visitantes, por isso conto com a ajuda de vocês. Temos que dar uma cara nova ao parque, para que seja um parque modelo”, iniciou o prefeito.

Ele mencionou ainda de sua intenção em aproveitar o local para que as entidades promovam acampamentos no fim de semana. “É um lugar que as famílias podem passar um fim de semana lá, os pais e suas crianças, e que possam organizar uma programação para todos. Eu quero que este parque seja de vocês”, reiterou.
Presente no encontro, o presidente da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS), Tibicuera Menna Barreto de Almeida, elogiou a postura do prefeito. “Estávamos desmotivados em manter aquele lugar conforme ele merece. Agora os olhos começam a brilhar de novo, sabendo que podemos contar com uma administração municipal que realmente se importa com o tradicionalismo”, disse Almeida.
Na sequência, a secretária de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, apresentou um relatório das melhorias realizadas em toda a área. Entre os reparos ela destacou as intervenções na energia elétrica, com a instalação de um transformador, para a redistribuição de cargas de energia. O problema da falta d’água, segundo ela, também foi solucionado, e serão instalados mais dois reservatórios, um para os banheiros e outro para o galpão principal. Melhorias na pista de laço também foram executadas. “Queremos que os piquetes voltem a ocupar o parque. Usem o parque e deem vida a ele”, afirmou Jaqueline.
A secretária relembrou ainda para que os representantes dos piquetes procurem a Secretaria de Turismo e apresentem as documentações, para a cedência do local. Durante sua explanação, Jaqueline também apresentou sugestões de modelos de galpões, para possíveis revitalizações nas estruturas.
Ao final, após ouvir várias manifestações dos presentes, como sugestões de outras melhorias necessárias, o prefeito agradeceu a presença de todos e pediu esforço conjunto. “Nós, enquanto prefeitura, vamos investir em câmeras, em monitoramento, em sensores, em tudo o que for necessário para que atos de vandalismo não voltem a ocorrer. Vamos remodelar o galpão e construir mais um, além de asfaltar os acessos. Estamos no centro do Estado, e é muito fácil atrair tradicionalistas para cá, mas para isso precisamos vender uma boa imagem, deixando o parque bonito e arrumado”, finalizou o prefeito. Atualmente, agentes da Guarda Municipal fazem a vigilância 24h no local.