
A Câmara de vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene em homenagem aos 80 anos da Sociedade Espírita A Caminho da Luz, nesta segunda-feira, dia 2 de setembro. A iniciativa foi do vereador Edson Azeredo (PL).
A sessão foi conduzida pelo presidente Gerson Trevisan (PSDB), sendo que a mesa foi composta pelo secretário Raul Fritsch (Republicanos) e pelo presidente da Sociedade Espírita A Caminho da Luz, Diogo Krainovic, e pelo presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Espírita A Caminho da Luz, Jorge Renato dos Reis.
O vereador proponente, Edson Azeredo, em seu pronunciamento destacou a atuação da entidade. Fundada em 30 de abril de 1944, a Sociedade Espírita A Caminho da Luz celebra em 2024 80 anos de atuação na promoção e no estudo da doutrina espírita em Santa Cruz do Sul.
A história da instituição remonta à década de 1940, quando um pequeno grupo de pessoas começou a se reunir na residência de Omar Bruno e Julieta Schilling, para discutir questões relacionadas à mediunidade. “O desconhecimento sobre o fenômeno gerava inquietações e transtornos. A busca por esclarecimentos levou a encontros com espíritas experientes, que ajudaram a aprofundar o entendimento da doutrina e do intercâmbio entre os planos espiritual e físico.À medida que o grupo ampliava seu conhecimento e a seriedade nas práticas mediúnicas, os membros perceberam a necessidade de formar uma sociedade, tendo como princípio fundamental o estudo da doutrina representada pelas obras de Allan Kardec”, observou.
Atualmente, a Sociedade Espírita A Caminho da Luz está localizada na Rua Marechal Deodoro, 336, e continua a manter as finalidades estabelecidas em seu estatuto social: estudo e divulgação da doutrina espírita em seus aspectos científico, filosófico e religioso, e a prática da caridade moral, espiritual e material.
O presidente da Sociedade Espírita A Caminho da Luz, Diogo Krainovic, também ressalta que a entidade oferece diversas atividades abertas ao público, como palestras doutrinárias, atendimento fraterno e passes que se iniciam uma hora antes das palestras; os estudos regulares das obras básicas da doutrina espírita, compiladas por Allan Kardec, e ainda o grupo “Conviver para Aprender a Amar”, que é um bate-papo voltado para tratar de temas relacionados à família.
Também é realizada a evangelização da infância e da juventude, com programas que abrangem desde gestantes e bebês até jovens de 21 anos, promovendo os conceitos doutrinários; e a assistência e promoção social espírita de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, com cestas básicas e amparo psicológico e espiritual.
O local ainda dispõe da Livraria Espírita Paulo de Tarso, instalada no espaço da sociedade. É uma das únicas na região dedicada exclusivamente à divulgação da doutrina espírita, com a oferta de livros cuidadosamente selecionados conforme a fidelidade doutrinária.
Como participar?
A Sociedade Espírita A Caminho da Luz é aberta a todos. Os visitantes são acolhidos de maneira calorosa, e muitos buscam inicialmente as palestras para conhecer a doutrina. Para aqueles que enfrentam dificuldades pessoais, o atendimento fraterno oferece suporte e orientação.
Pode incluir a fluidoterapia ou passes para ajudar a superar desafios. Os estudos regulares proporcionam um espaço para aprender sobre Deus, os ensinamentos de Jesus e o papel do ser humano no mundo, de modo a promover um constante crescimento espiritual e pessoal.
A Sociedade Espírita A Caminho da Luz estava situada na Rua Tenente Coronel Brito. A primeira diretoria foi composta por Benildo Leal Moraes (presidente), Jorge Teixeira (vice-presidente), Omar Schilling e Elisa Gil Borowski (secretários), e João Carlos Meurer e Alice Borowski Neumann (tesoureiros).


