
O vereador Edson Azeredo (PL) teve aprovado na noite desta segunda-feira, dia 31, projeto de lei de sua autoria no qual denomina a sala que abriga a Procuradoria Especial da Mulher do Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul, de “Sala Heide Priebe”.
A Procuradoria Especial da Mulher no Legislativo foi instalada na Câmara há cerca de duas semanas numa iniciativa da presidente Nicole Weber. Na ocasião, o vereador Edson Azeredo havia mencionado de homenagear Heide Priebe, assassinada a tiros quando retornava do trabalho no dia 8 de julho de 2022.
Azeredo destaca que Heide Juçara Priebe, 63 anos, mãe de três filhos, era uma mulher cheia de vida, que costumava preencher os ambientes por onde passava. No trabalho, na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, no qual atuou por cerca de 20 anos, em Santa Cruz do Sul, buscava ser ágil para auxiliar os pacientes que necessitavam de leitos e era apegada aos colegas.
Filha de agricultores, Heide cresceu na área rural de Candelária, na localidade de Linha do Rio. Morou lá até a adolescência, quando se mudou com os pais para Santa Cruz do Sul, em que concluiu os estudos numa escola particular, o Colégio Mauá.
Quando jovem, trabalhou no comércio, como atendente em algumas lojas da cidade. Depois, já casada, passou a se dedicar à criação dos três filhos: Aline, Franklin e Jean. Com os filhos já crescidos, conseguiu ser aprovada em concurso público para trabalhar na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Santa Cruz do Sul. Ali atuou na área administrativa, onde desempenhou diferentes funções. A mais recente envolvia a regulação de leitos para pacientes da região.
Heide foi casada, ao longo de 26 anos, com Elimar Fetzer, pai dos três filhos, mas se separou há cerca de 20 anos. Há 12 anos, ela adquiriu a própria casa num condomínio onde residia até então. Bastante dedicada à família, era ela quem ajudava a cuidar dos pais Ilca Arnilda Priebe, 90 anos, e Hardi Carlos Priebe, 87 anos.
Em abril de 2022, Heide ajudou nos preparativos do aniversário de 90 anos da mãe, que foi a última festa em família. Simpática, ela também adorava sair com as amigas e dançar. Vaidosa, gostava de se maquiar, escolher roupas e sapatos, pintar as unhas e escovar os cabelos. Em casa, entretinha-se também com trabalhos artesanais, enfeitava a casa para o Natal e era a responsável por confeccionar enfeites para os colegas.