CAPAPolíticaRegional

Raul Hermes propõe projeto para implantar programa de iluminação sustentável

O vereador Raul Hermes (PL) está propondo a criação do programa de iluminação sustentável, denominado Cidade Solar. O objetivo é promover a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental na iluminação pública e em obras municipais.

A idéia é substituir equipamentos convencionais, por modelos alimentados por energia solar será realizada de forma gradual, conforme a necessidade de troca dos equipamentos ou na instalação de novos dispositivos. O projeto prevê a implantação de semáforos alimentados prioritariamente por energia solar; lâmpadas LED com sistema fotovoltaico para iluminação de ruas e avenidas, equipados com células fotovoltaicas para a conversão de energia solar em elétrica, armazenada em baterias de alta eficiência para garantir seu funcionamento contínuo. Também pretende implantar câmeras de segurança e monitoramento, equipados com painéis fotovoltaicos para conversão de energia solar em elétrica, armazenada em baterias de alta eficiência para garantir seu funcionamento contínuo; iluminar praças, parques e espaços públicos com energia proveniente de fontes renováveis; incluir a obrigatoriedade de sistemas de energia solar em projetos de novas obras públicas e reformas de prédios públicos

O projeto propõe implementar soluções de energia renovável na infraestrutura de novos loteamentos, priorizando fontes limpas como energia solar; firmar parcerias com empresas e instituições para o financiamento e desenvolvimento de tecnologias de energia sustentável; promover campanhas educativas sobre o uso eficiente da energia e os benefícios da energia renovável; e reduzir o consumo de energia elétrica na administração pública, priorizando fontes limpas e renováveis, inclusive ficando autorizada a compra de energia renovável.

Segundo o Raul Hermes, o projeto vem atender à comunidade, que anseia por melhorias na infraestrutura urbana e na eficiência energética do município. “A modernização dos sistemas de iluminação pública e semáforos trará benefícios diretos para a população, aliando tecnologia, sustentabilidade e economia aos cofres públicos”.

O vereador destaca que a substituição gradual dos semáforos por modelos alimentados por energia solar, por exemplo, proporcionará maior autonomia e segurança no funcionamento, evitando interrupções em caso de quedas de energia. Além disso, a implementação de soluções sustentáveis na iluminação pública e em novos loteamentos reduzirá a dependência de fontes energéticas tradicionais, promovendo um modelo urbano mais ecológico e inovador.

Importante ressaltar que a substituição será feita de forma progressiva, conforme a necessidade de troca dos equipamentos ou instalação de novos, sem gerar aumento imediato de custos para o município. Além disso, a economia gerada na conta de energia elétrica ao longo do tempo compensará os investimentos iniciais, tornando a iniciativa financeiramente sustentável.

Outro ponto essencial é que os sistemas alimentados por energia solar não sofrem com quedas de energia ou apagões, uma vez que possuem armazenamento próprio por meio de baterias de alta eficiência. Isso contribui significativamente para a segurança no trânsito, garantindo o funcionamento contínuo dos semáforos, além de manter a iluminação pública ativa mesmo em situações adversas.

A exigência de que novos loteamentos contem com infraestrutura de energia renovável incentiva a adoção de práticas sustentáveis desde a concepção dos empreendimentos, garantindo um desenvolvimento urbano alinhado às melhores práticas ambientais e tecnológicas.

Fonte
Foto: Divulgação Câmara de Vereadores de Santa Cruz do SulAssessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×