
Na tarde desta segunda-feira, 31, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou com os representantes da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). O encontro, realizado no Salão Nobre do Palacinho, com prefeito Sérgio Moraes contou com a presença dos secretários municipais Zeno Assmann, responsável pela Agricultura, e Bruno Cesar Faller, da Fazenda, além do presidente da Associação Gaúcha Pró Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), Marcio Luis Manske, e outros representantes da instituição.
O objetivo da reunião foi apresentar o trabalho realizado pela EFASC, destacando sua importância histórica, educacional e estrutural, além de discutir parcerias e estratégias para fortalecer ainda mais a instituição.


A escola, que oferta o Curso de Ensino Médio Técnico em Agricultura, com base na Pedagogia da Alternância, possui seis turmas de alunos entre 14 e 17 anos, vindos de 10 municípios diferentes. Durante a reunião, o presidente da Agefa, Marcio Luis Manske, destacou: “Eu me orgulho muito de fazer parte dessa instituição que faz tanta diferença na vida dos jovens.” Ele também agradeceu a parceria da prefeitura, essencial para o funcionamento e crescimento da EFASC.
O prefeito Sérgio Moraes ressaltou a relevância deste modelo de ensino, afirmando: “A educação da EFASC não apenas transforma a vida dos alunos, mas também impacta diretamente suas comunidades, promovendo desenvolvimento sustentável e capacitando os jovens para o futuro.”


A EFASC, fundada em 1º de março de 2009, é uma escola comunitária gerida pela Agefa e mantida por 32 parceiros públicos e privados, bem como por mais de 230 famílias que compõem a associação.
A ex-aluna Lidiane Frantz, formada em 2021 e atualmente proprietária de uma banca na feira municipal de Monte Alverne, também compartilhou sua experiência. “Hoje, o conhecimento que a gente adquiriu na escola se transforma em alimento na feira,” disse Lidiane, reforçando o papel transformador da EFASC na vida dos alunos e suas famílias.
