
O novo titular da 16ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (16ª DPRI), Jader Ribeiro Duarte, foi recebido nesta semana pelo prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, e pelo vice-prefeito, Alex Knak. A visita institucional, no gabinete do prefeito, no Palacinho da Praça da Bandeira, contou também com a presença dos delegados Lisandra de Castro de Carvalho, de Vera Cruz, e Paulo César Schirrmann, de Venâncio Aires.
Da reunião, a principal pauta foi a busca por um novo espaço físico para abrigar, de forma centralizada, as estruturas da Polícia Civil no município. O delegado Jader destacou que o atual prédio do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), no bairro Arroio Grande, onde estão localizadas as delegacias especializadas, tem contrato de aluguel com vencimento previsto para outubro e não atende às necessidades da corporação.
“As delegacias estão muito deslocadas e isso não oferece um bom serviço público. Precisamos estar em local de fácil acesso para facilitar que a população faça denúncias e acompanhamentos das ocorrências”, afirmou o delegado. Ele defende que a nova estrutura seja instalada na área central da cidade, com espaço para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). “É fundamental estarmos próximos dos serviços sociais, de acolhimento e encaminhamentos”, acrescentou.
Sensível à demanda, o prefeito Sérgio Moraes mencionou a possibilidade de negociar com o Governo do Estado ou o Governo Federal a destinação de prédios desocupados que possam atender à solicitação. Moraes aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas ao novo delegado e ressaltou as qualidades da cidade. “Conheço quase todo o Brasil, e é difícil encontrar um local que se compare a Santa Cruz do Sul. A cidade tem muito a oferecer e o povo daqui é muito organizado, acolhedor, alegre e festeiro. Seja bem-vindo com sua família”, disse o prefeito. Ele também compartilhou um conselho: “O segredo para ser respeitado em Santa Cruz do Sul é manter sempre a humildade”.
O vice-prefeito Alex Knak reforçou o discurso de integração e valorização dos profissionais da segurança pública. Ele destacou a excelência das equipes locais e a importância da renovação nas lideranças. “Temos excelentes profissionais atuando nas delegacias, mas a oxigenação das lideranças contribui para um trabalho mais unido e eficiente”, pontuou.
Também presente na reunião, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Reginaldo Martins Brito de Campos, colocou a administração à disposição para apoiar as ações da Polícia Civil, especialmente por meio da Guarda Municipal. “Estamos sempre disponíveis para contribuir, inclusive com o acesso ao sistema de videomonitoramento das vias e logradouros públicos”, afirmou.
Ao final do encontro, o prefeito destacou que Santa Cruz do Sul apresenta baixos índices de evasão entre os profissionais da segurança pública, o que, segundo ele, é decorrente da qualidade de vida oferecida e, consequentemente, reflete-se em um dos fatores que garantem bons resultados na área. “Os bons profissionais querem ficar aqui, por toda a estrutura que a cidade oferece, e isso faz toda a diferença”, ressaltou Moraes.
Agradecido pela receptividade, o delegado Jader elogiou a cidade e reforçou seu compromisso com a comunidade santa-cruzense e da região. “Santa Cruz do Sul é uma terra abençoada. Me comprometo a fazer um bom trabalho aqui. A Polícia precisa ser aberta, honesta e de confiança. E é isso que vamos buscar todos os dias”, finalizou.