CAPAPolíticaRegional

Operação Controle volta a ser pauta na Câmara; vereadora fala em impeachment da Prefeita

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, realizada em 9 de setembro, o despacho do Promotor do MP Érico Barin gerou intensos discursos sobre a administração da prefeita Helena Hermany. O documento teve o sigilo retirado pela justiça.

O despacho discorre acerca de um panfleto supostamente distribuído pela campanha da prefeita Helena Hermany e desdobramentos da Operação Controle. 

Durante sua fala na Tribuna, o Vereador Edson Azeredo (PL) trouxe um pano preto para a tribuna como símbolo de protesto. 

Vereador Edson Luis de Azeredo (PL). Foto: Reprodução Canal Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul no Youtube

O vereador utilizou a tribuna para mencionar o despacho do promotor Érico Barin, tendo afirmado inclusive que o documento deveria ser mais amplamente discutido pela Câmara.

Azeredo afirmou que até então não havia mencionado o nome da Prefeita na Câmara, visto que o investigado seria o Vereador afastado Henrique Hermany, filho da prefeita. Porém, diante das novas informações reveladas no despacho do MP, agora passaria a tratar a Prefeita também como investigada.

Página 50 do despacho MPRS que foi pauta na Câmara de Vereadores. Documento disponível no site da Câmara de Vereadores.

Com as páginas do documento em mãos, o Vereador também menciona que a prefeita abriu investigações na sua gestão (através de Processos Administrativos) ao mesmo tempo em que afirma que nenhuma irregularidade foi cometida.

Segundo o despacho, isso implicaria que a prefeita já tirou suas conclusões antes mesmo dos processos serem finalizados.

Página 39 do despacho do MPRS que foi pauta na Câmara de Vereadores. Documento disponível no site da Câmara de Vereadores.

Veja nos vídeos abaixo as falas na íntegra do Vereador Edson Azeredo (PL): 

Vereador Edson Luis de Azeredo (PL) na sessão ordinária (9/9) da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Vídeo: Reprodução Canal do Youtube Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul.
Vereador Edson Luis de Azeredo (PL) na sessão ordinária (9/9) da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Vídeo: Reprodução Canal do Youtube Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul.

A vereadora Nicole Weber (Podemos), presidente da Comissão de Ética da Câmara, utilizou a tribuna para destacar trechos do despacho, e afirmou estar estudando a possibilidade de impeachment da prefeita Helena Hermany.

“então eu falo sim aqui, que como presidente do conselho de ética dessa casa eu estou analisando provas, pedidos do MP, despachos e os depoimentos, por fim estou analisando para ver se há cabimento de pedir nessa casa o impeachment da Prefeita Municipal” – Vereadora Nicole Weber (Podemos)

Em seu discurso, Weber questionou a gestão de Helena Hermany, argumentando que a prefeita teria cometido crimes de responsabilidade por não ter conhecimento das irregularidades ou, se tivesse conhecimento, por não ter agido para corrigi-las.

A vereadora também criticou a prefeita por distribuir um panfleto na cidade que, segundo o documento, desmente as informações investigadas pelo MP, sugerindo uma possível tentativa de desacreditar a operação. No despacho do MP, pede-se explicações da prefeita em relação a este panfleto:

Página 12 do despacho do MPRS que foi pauta na Câmara de Vereadores. Documento disponível no site da Câmara de Vereadores.

Veja a fala na íntegra da Vereadora Nicole Weber (Podemos) na Tribuna:

Vereadora Nicole Weber (Podemos) na sessão ordinária (9/9) da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Vídeo: Reprodução Canal do Youtube Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul.

Novo Despacho do Ministério Público sobre a Operação Controle

A Operação Controle, desencadeada no final de 2023, trouxe à tona um esquema de corrupção envolvendo fraudes em licitações, superfaturamento de obras e manipulação de contratos de aluguel.

O foco principal das investigações é a duplicação da BR-471, a reforma do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul e contratos de aluguel celebrados pela Prefeitura.

A denúncia do MP alega que recursos públicos supostamente foram desviados e as obras supostamente superfaturadas. Entre as irregularidades encontradas estão aditivos contratuais, contratos direcionados a empresas específicas e serviços executados com baixa qualidade. A investigação resultou no afastamento de diversos servidores e secretários municipais.

O novo despacho, que foi tratado na sessão da Câmara, trata de um procedimento preparatório para ”investigar e/ou prevenir possível prejuízo ao patrimônio público de Santa Cruz do Sul e/ou ilegalidades por atos da Prefeita Municipal Helena Hermany, que pré-julgou e afirmou, publicamente, que as fraudes […] não ocorreram”.

Página 47 do despacho do MPRS que foi pauta na Câmara de Vereadores. Documento disponível no site da Câmara de Vereadores.

MP questiona postura da Prefeita

A prefeita Helena Hermany, por sua vez, tentou minimizar os efeitos da Operação Controle, alegando que as obras e contratos estão sob revisão e que não houve desvio de recursos. No entanto, o Memorando 3268/PGM/2023-e, assinado pelo Procurador-Geral Ricardo Scherer, revela que a administração municipal já reconhecia as irregularidades e recomendava a anulação imediata dos contratos suspeitos.

Página 43 do despacho do MPRS que foi pauta na Câmara de Vereadores. Documento disponível no site da Câmara de Vereadores.
Página 40 do despacho do MPRS que foi pauta na Câmara de Vereadores. Documento disponível no site da Câmara de Vereadores.

O MP, por sua parte, reiterou que sua atuação visa garantir a legalidade dos processos e o uso adequado dos recursos públicos. E que a intervenção não tem o objetivo de paralisar obras importantes, mas de assegurar que as mesmas sejam realizadas conforme a lei.

A redação do Central Santa Cruz entrou em contato com a equipe da Prefeita através do e-mail oficial da prefeitura e não obteve respostas até o momento da publicação desta matéria. Em caso de resposta por parte da Prefeita, atualizaremos a matéria com novas informações.

O documento da Operação Controle utilizado na apuração desta matéria pode ser encontrado no site da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul: https://www.camarasantacruz.rs.gov.br/documento/requerimento-no-360-2024-69627

Via
https://www.camarasantacruz.rs.gov.br/documento/requerimento-no-360-2024-69627https://www.youtube.com/watch?v=9wwyay34Wo4
Fonte
Apurado com informações do MPRSApurado com informações da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do SulFotos e vídeos: Reprodução Canal do Youtube Câmara de Vereadores de Santa Cruz do SulDocumento: Site da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×