A Vereadora Nicole Weber foi reconhecida nacionalmente com o Troféu Destaque Nacional, pelo impacto e relevância da lei municipal “Maria da Penha na Escola”, idealizada e defendida pela parlamentar, como um projeto modelo a ser difundido em todo o país. A premiação aconteceu em Brasília, durante a Marcha dos Vereadores e foi promovida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB).
Mais do que uma conquista pessoal, o prêmio representa o reconhecimento de uma iniciativa urgente e necessária: levar o debate sobre violência contra a mulher para dentro das escolas. “Nunca foi tão necessário falar de Maria da Penha nas salas de aula. Estamos enfrentando um cenário alarmante, em que o estímulo à violência acontece desde cedo — na internet, nas escolas, em casa, no convívio social”, afirmou a vereadora ao destacar o aumento da misoginia entre adolescentes e o impacto disso em toda a sociedade.
A parlamentar também fez referência a dados recentes que mostram o aumento de feminicídios no Rio Grande do Sul. “Onze mulheres gaúchas perderam suas vidas para a violência misógina. A adolescência está sendo atravessada por conteúdos extremamente violentos e isso precisa ser combatido com educação, conscientização e políticas públicas eficazes.”
Com 13 anos de atuação nessa pauta, a parlamentar reforça que o projeto busca, acima de tudo, prevenir a violência por meio da educação, protegendo meninas, mulheres, crianças, famílias e comunidades inteiras. O reconhecimento pela UVB reafirma o protagonismo de Santa Cruz do Sul na construção de políticas públicas que inspiram o Brasil inteiro.
“É mais uma vez Santa Cruz sendo gigante na proteção de suas mulheres. Seguimos firmes, com gratidão a cada mulher e homem que leva a pauta do respeito adiante. Assim, de um em um, mudamos o mundo e salvamos vidas”, completou.
A vereadora agradeceu à UVB, na figura do presidente Gilson Conzatti, pela realização do evento e pela troca de experiências que fortalece o trabalho legislativo em todo o Brasil.