
O vereador Luizinho Ruas (PSB) teve aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 28, projeto de lei em que insitui o Dia Municipal das Associações de Moradores, a ser comemorado em data a ser definida posteriormente.
Segundo o vereador, o mesmo deverá ser incluído no calendário oficial anual de eventos do município e o Poder Executivo fica autorizado, isoladamente ou mediante firmação de parcerias, a promover ações voltadas ao Dia Municipal das Associações de Moradores, para valorizar e a conscientizar sobre a importância das Associações de Moradores.
Luizinho destaca que a Associação de Moradores é uma entidade autônoma, sem fins lucrativos, que visa contribuir para a melhoria das condições de vida dos seus moradores. “A relação da associação com a comunidade constitui-se por meio do conjunto das atividades que se materializam mediante o uso de uma série de instrumentos e estratégias comunicacionais”, cita. O vereador ressalta que esta relação é estabelecida no âmbito da associação e fora dela também com os agentes externos públicos ou privados.
Cabe à associação cuidar da comunicação do agente externo e a relação destas instituições com a comunidade. Desta forma, a entidade desempenha o papel de mediador da comunidade com as instâncias externas. “Não resta dúvida, que a Associação de Moradores tem contribuído muito para atenuar os efeitos da desigualdade social, já que, sem a união das pessoas da comunidade, não há desenvolvimento local. Por certo, só a comunitarização leva a pessoa a repensar a comunidade e seu viés no entendimento desta nova maneira de pensar, o que é realmente desenvolvimento local, sob conotações mais variadas”, salienta.
Luizinho destaca que o desenvolvimento local é um processo em construção, uma nova concepção que aflora o verdadeiro sentimento de pertencer a um grupo comunitário e estimula o indivíduo na construção do novo entendimento do sentido coletivo das ideias e das perspectivas de construção social. “As Associações têm funcionado como despertadores das potencialidades de seus membros, que num futuro bem próximo, certamente assumirão a condição de também intermediadores, fortalecendo assim a comunidade”.
Para Ruas, é de fundamental importância o trabalho das Associações de Moradores, pois têm a capacidade múltipla de vivenciar, de querer de criar, de participar, de entender, de informar, de conhecer, de aprender, de propor, de discutir, de consenso e de preservar na busca de soluções para o crescimento social das comunidades.
Ao final da sessão ele ainda prestou uma homenagem aos presidentes de associações de moradores ao final da sessão. São eles: Luiza Helena Lopes Chaves, Vítor Rafael Amabilia, Sandra Scherer, Catarina Vieira, Nestor Metz, Paulo Afonso Trinks, Jéferson Peres da Silva, Carlos de Aguiar, Anderson Odílio Raasch, Roque Antonio Ramos, Clairton Ferreira, Joel Eliceu Fischer, Gilberto Piacentini, Daltro de Almeida, Carmen Lucia Pereira de Azambuja, Rosilaine Schoepf, Miguel da Rosa e Alcindo Vanderlei da Rosa.