O vereador Jéferson Redondo (Republicanos) fez a entrega de uma Moção de Congratulações à Escola de Samba Imperadores do Ritmo. O objetivo foi o de parabenizar pelos 20 anos de existência desta agremiação, comemorados em 14 de março de 2025 e principalmente pela conquista do título de campeã do Carnaval de Santa Cruz do Sul deste ano.
Segundo o vereador, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperadores Do Ritmo foi fundado em 14 de março de 2005 por um grupo de jovens da cidade de Santa Cruz do Sul, tendo como presidente Edinei Martins.
“Já no seu primeiro desfile, teve que mostrar muita garra, pois constava no regulamento da Associação das Entidades Carnavalescas que toda escola “nova” não teria direito a verba municipal e, por esse motivo, desfilou sem auxílio financeiro, mas o presidente garantiu que a escola desfilaria. Com muito sacrifício arrecadou com componentes, diretoria, alguns pequenos patrocínios e até o que ele tinha guardado para realização do seu casamento (sendo inclusive motivo para matérias na imprensa local), à escola realizou o seu primeiro desfile para assim começar a marcar sua própria história”, observou o vereador.
O seu primeiro tema-enredo foi “Em cada história uma história para glória e assim se faz um final feliz. O centauro conta, canta e encanta Santa Maria da Boca do Monte Ibitory-Retan (Terra da Alegria)”, uma homenagem à cidade Santa Maria pelas suas duas origens, histórica e lendária. Seu símbolo era na época coroa imperial sobre as letras IR protegidas por dois Centauros que foram substituídos posteriormente por dois tigres siberianos, uma forma de agradecimento da escola pela garra e força de seus componentes.
Cores
Suas cores são o vermelho e o branco e uma das principais personagens da entidade é a saudosa Maria Teresa da Silva ou apenas Teresa, que “in memoriam” tem seu nome imortalizado no Samba Exaltação. Em sua história de vida, a Escola de Samba Imperadores do Ritmo conquistou mais títulos, como exemplo: melhor torcida da Rainha do Carnaval de 2007; melhor Samba Enredo Programa Revista da Noite, Carnaval 2007; melhor Samba Enredo Programa Revista da Noite, Carnaval 2008; vice-campeã Carnaval 2012; vice-Campeã Carnaval 2014; rainha do Carnaval 2015; vice-Campeã Carnaval 2015; vice-Campeã Carnaval 2016; segunda Princesa Carnaval 2017; melhor Torcida Escolha Rainha do Carnaval 2017. Entre os anos de 2006 a 2016 a escola teve vários sambas enredo, homenageando temas e/ou pessoas importantes da sociedade. “O tão sonhado título de campeã do carnaval de Santa Cruz do Sul foi no ano de 2025 e foi motivo de muita comemoração”, finalizou o vereador