
O vereador Ilário Keller (PP), atendendo a uma reivindicação dos profissionais que atuam no Programa Mais Médicos no município de Santa Cruz do Sul, está solicitando para que a Secretaria da Saúde veja a possibilidade de reajuste do auxílio-alimentação e a inclusão do vale-feira a este grupo de médicos. Ele também solicita a viabilidade de conceder auxílio deslocamento aos médicos do programa Mais Médicos, que necessitam deslocar-se para ESFs.
Segundo ele, a equiparação aos demais profissionais de saúde do valor do auxílio-alimentação e a inclusão do vale-feira, concedidos aos profissionais da saúde que desempenham suas funções na Atenção Primária, considera a alta de custos com alimentação nos últimos anos e que esse valor está sem reajuste desde o ano 2014.
“Os servidores da saúde desempenham um papel fundamental no cuidado da população, especialmente em tempos desafiadores como os que estamos enfrentando. O valor atual do auxílio-alimentação tem se mostrado insuficiente para cobrir as despesas diárias com alimentação, o que acaba impactando diretamente na qualidade de vida dos profissionais”, observa Ilário.
O vereador cobra uma explicação do motivo pelo qual os médicos do programa Mais Médicos recebem apenas R$ 700,00 de auxílio-alimentação, enquanto os demais funcionários da Prefeitura passarão a receber R$ 900,00.
“Tal disparidade levanta questionamentos sobre a valorização do profissional do programa Mais Médicos, equitativa dos profissionais que dedicam seu trabalho ao bem-estar da população”, observa.
Ilário salienta que o aumento do auxílio-alimentação, bem como a equiparação entre os valores concedidos, contribuirá diretamente para o bem-estar da equipe, refletindo positivamente no desempenho das funções e no atendimento à população. “Solicitamos também vista a possibilidade da concessão de auxílio deslocamento aos médicos do programa Mais Médico, que necessitam deslocar-se para ESFs distantes de suas residências ou de postos de trabalho”.