Eduardo Leite se ausentará do cargo por 19 dias para compromissos; vice assumirá

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi autorizado pela Assembleia Legislativa a se ausentar do cargo entre os dias 9 e 27 de novembro para cumprir uma agenda de compromissos internacionais nos Estados Unidos, China e Japão. Durante sua ausência, o vice-governador Gabriel Souza estará à frente do governo estadual.
A autorização foi dada em reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia na quinta-feira (7), que aprovou, de forma unânime, o parecer favorável ao pedido de Leite. Segundo o deputado Frederico Antunes (PP), presidente da CCJ e relator do parecer, a autorização é um rito necessário para ausências superiores a 15 dias, conforme previsto na Constituição estadual.
A viagem de Leite começará com um curso sobre segurança pública em Nova York, onde permanecerá até o dia 15 de novembro. Em seguida, ele embarcará para a China e o Japão em uma missão comercial e institucional, onde buscará atrair investimentos e fortalecer laços econômicos com os dois países asiáticos.
A minuta do decreto legislativo que oficializa a licença de Leite será submetida à votação no plenário da Assembleia na próxima terça-feira (12). Na reunião da CCJ, participaram, de maneira híbrida (presencial e online), deputados de diversos partidos, incluindo Miguel Rossetto (PT), Delegado Zucco (Republicanos) e Guilherme Pasin (PP).
A viagem de Leite representa uma oportunidade para consolidar o posicionamento do Rio Grande do Sul no cenário internacional, ao mesmo tempo em que busca atrair investimentos para o estado em setores estratégicos.