CAPAOktoberfest 2024PolíticaRegional

Cavaleiros da Integração recebem homenagem

O grupo Cavaleiros da Integração recebeu nesta segunda-feira, dia 16, uma homenagem na Câmara de Vereadores pela sua atuação de quase 30 anos. A iniciativa foi do vereador Licério José Agnes (PSDB). O grupo aproveitou para entregar uma placa em homenagem a passagem dos 30 anos ao legislativo.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente Gerson Trevisan (PSDB) e a mesa contou com a presença do secretário, vereador  Raul Fritsch (Republicanos);  o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cehinatto;  o coordenador do grupo Cavaleiros da Integração, João Renato Knorst ; de Sandro Rodrigues Ribeiro, vice-coordenador ; Gustavo André Landesvatter, tesoureiro do grupo e de Alaor Canez, presidente do Conselho do Grupo Cavaleiros da Integração.

O Grupo de Cavaleiros da Integração foi criado no ano de 1995 com objetivo de fazer a cavalgada da Chama Crioula independente do local onde é gerada, sempre buscando a centelha para Santa Cruz do Sul, abrindo, desta forma, os festejos farroupilhas. “A ideia surgiu para integrar em uma única cavalgada os cavaleiros dos diversos CTG’s da cidade que, até então, realizavam suas próprias cavalgadas para as comemorações em suas entidades”, explica o vereador Licério Agnes.

Em 1995, o grupo realizou sua primeira cavalgada, com destino à Cachoeira do Sul. A partir de então, passou a fazer anualmente a cavalgada para o município sede da geração da chama crioula. No ano de 2006, o grupo se tornou uma entidade devidamente registrada, passando a ter personalidade jurídica com registro no CNPJ e, no ano de 2010, passou a ser filiado ao MTG.

Em 2013, foi declarado de utilidade pública, como responsável em trazer a chama crioula ao município e atualmente, o Grupo conta com um quadro de aproximadamente 30 sócios efetivos, tendo um galpão no parque de eventos. Neste ano os Cavaleiros da Integração se deslocaram a cidade de Alegrete, num percurso de quase 500 Km, para trazer uma centelha a Santa Cruz do Sul.

No dia 15 de agosto Os Cavaleiros da Integração, saíram em busca da Chama Crioula, um dos principais símbolos dos Festejos Farroupilhas. Neste ano, a chama será acesa em Alegrete pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Cinco cavaleiros foram até o município na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul.  A 5ª Região Tradicionalista levou a chama crioula direto para Pantano Grande, onde foi feita a distribuição regional. Os cavaleiros retornaram para Santa Cruz no dia 3 de setembro. Já o início dos Festejos Farroupilhas ocorreu no dia 12, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, com a chegada da Chama Crioula trazida pelos cavaleiros e no dia seguinte deu-se início à Semana Farroupilha.

Chama Crioula

Segundo o bereador Licério Agnes, a Chama Crioula significa muito, tanto é que a Assembléia Legislativa a reconheceu como Patrimônio Cultural Imaterial e Símbolo da Cultura Regional Gaúcha. “Os Cavaleiros da Integração celebram três décadas de existência é um marco significativo e merece reconhecimento por manter viva a cultura e as tradições. Através de suas atividades e eventos comunitários, eles têm fortalecido os laços sociais e preservado o patrimônio cultural para as gerações futuras. Hoje colhem os frutos dessa dedicação e agora desfrutamos do triunfo. Todos estão de parabéns e merecem um sincero agradecimento pelo trabalho feito”.

O coordenador do grupo Cavaleiros da Integração, João Renato Knorst, disse que este ano, em função da enchente, as dificuldades para trazer a centelha da chama crioula foram muito grandes e desafiadoras. “Ao longo do percurso tivemos que passar por rodovias asfaltadas, com maior dificuldade para todo o grupo, por causa da movimentação de carros, entre outras tantas que enfrentamos”.

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×