
Na sessão desta segunda-feira (31), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei do Legislativo 15/2025, que autoriza a empresa responsável pelo transporte público urbano a explorar espaços de publicidade nas paradas de ônibus da cidade.
De autoria do Vereador Eduardo Wartchow (NOVO), o projeto visa oferecer mais uma forma do consórcio TCS financiar suas atividades e, consequentemente, reduzir a dependência dos subsídios pagos pela Prefeitura, que até março deste ano custava R$425.000 por mês no orçamento do executivo.
“Visitei Porto Alegre e conheci as paradas de ônibus concedidas à iniciativa privada. Por lá, uma empresa fica responsável pela manutenção das paradas e, em troca, pode colocar placas ou painéis digitais publicitários próximos a elas. Acredito que algo similar possa ser feito aqui em Santa Cruz do Sul, após regulamentação do Prefeito Sérgio”, afirma Eduardo.
Segundo Wartchow, o Consórcio TCS poderia receber essa autorização da Prefeitura e, em troca, descontar o valor arrecadado com a publicidade do subsídio pago pelo poder público. Outra forma de regulamentar, sugere ele, é que outra empresa assuma essa função e uma parte do recurso arrecadado seja destinado a um fundo que vise financiar tais subsídios.
Este é o primeiro projeto de lei aprovado por Eduardo Wartchow no legislativo santa-cruzense. Substituindo Leonel Garibaldi desde 17 de janeiro, o vereador tem se dedicado à pauta da educação e da ampliação da participação da iniciativa privada no setor público.