BrasilCAPAPolítica

Após crise do Pix, governo enfrenta novas críticas sobre validade de alimentos

O governo Lula (PT) enfrenta outra onda de críticas nas redes sociais, pouco tempo após encerrar a polêmica envolvendo o Pix. Desta vez, o motivo é a possibilidade de mudar o formato da data de validade de alimentos, uma proposta inicialmente sugerida pelo setor de supermercados, mas explorada pela oposição como sendo do governo federal. A repercussão levou o Palácio do Planalto a negar qualquer intenção de implementar a medida, que nem chegou a ser oficialmente anunciada.

Buscando formas de combater a inflação dos alimentos, o governo tem realizado reuniões com representantes do setor produtivo. Em entrevista recente, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, mencionou que algumas sugestões do setor de supermercados poderiam ser implementadas ainda no primeiro bimestre de 2025. Entre elas, estaria a substituição da data-limite de validade por uma indicação como “melhor consumir antes de…”, modelo adotado em países como os Estados Unidos.

Apesar de a ideia ter sido apresentada em 2021, durante o governo Bolsonaro (PL), políticos da direita passaram a acusar o atual governo de querer permitir a comercialização de alimentos vencidos. A crítica ganhou força com postagens de figuras como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Fonte
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasilcom informações do Metrópoles

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×