
Na manhã desta segunda (20), uma operação da Polícia Militar de Mato Grosso, a Operação Tolerância Zero, resultou na morte de Antônio Edilson Pessoa Galdino, de 40 anos, conhecido como um dos maiores assaltantes de bancos do Brasil. O confronto ocorreu na zona rural de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, e também terminou com a morte de outros dois comparsas.
De acordo com a polícia, o trio não obedeceu à ordem de parada durante uma abordagem e reagiu atirando contra os agentes. Durante o confronto os três suspeitos foram baleados. Eles foram encaminhados ao hospital municipal, mas não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade. No local, foram apreendidas três armas de fogo, cerca de R$ 320 mil escondidos em uma caminhonete, oito celulares, um drone e documentos que indicam lavagem de dinheiro.
Antônio Galdino, descrito pelas forças de segurança como líder e financiador de uma organização criminosa altamente estruturada, tinha um longo histórico de crimes que incluía:
- Assaltos a bancos em diversos estados;
- Assalto a carro forte em Minas Gerais;
- Extorsão mediante sequestro;
- Tráfico de drogas;
- Homicídios;
- Uso de documentos falsos.
Apesar de já ter sido preso em 2008, na Paraíba, e novamente em 2017, em Sergipe, Galdino continuava operando com novos esquemas criminosos, incluindo a criação de empresas de fachada para lavagem de dinheiro e a produção de maconha em larga escala.