
Uma explosão e uma suspeita de bomba ativa mobilizou policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e levou à interdição parcial do Terminal Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta terça-feira (12).
Uma sacola explodiu sozinha em um dos pontos de ônibus do terminal, enquanto um segundo artefato foi detonado de forma controlada pelos agentes. Ninguém se feriu.
Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem deixou duas sacolas na fila da linha 209P-10 (Cachoeirinha – Term. Pinheiros) e saiu do local. Pouco depois, uma das sacolas explodiu.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 6h20 e isolou a área. O Gate utilizou um equipamento de raio-x para inspecionar o segundo pacote antes de detonar o explosivo. “O raio-x nos ajuda a identificar o formato do objeto e coletar materiais que podem servir de prova”, explicou o 1º tenente Vitor Capelo Haddad.
A concessionária SP Terminais Noroeste, responsável pela administração do terminal, confirmou que a primeira explosão foi de pequena intensidade, sem causar danos estruturais ou ferimentos. Após a detonação do segundo artefato, uma varredura foi realizada para garantir a segurança do local.
Investigação em andamento
De acordo com a polícia, pelo menos duas pessoas estão envolvidas no episódio, pois as imagens indicam que cada um dos suspeitos carregava um artefato similar. A motivação do crime ainda é desconhecida, e o tipo exato dos explosivos será determinado pela perícia.
A operação do terminal foi mantida, mas a área onde ocorreram as explosões segue isolada até a conclusão da investigação. A Polícia Civil também participa da análise dos materiais encontrados no local, incluindo panfletos que estavam em uma das sacolas.

Veja o momento da explosão: