
A icônica escultura La Mano, localizada na praia Brava em Punta del Este, no Uruguai, foi alvo de vandalismo na última quinta-feira (16).
Uma mulher de 30 anos escreveu “CR7 eu te amo”, acompanhando a frase com desenhos de corações na obra do artista chileno Mario Irarrázabal, criada em 1982 e considerada um símbolo cultural e turístico da região.
O ato foi flagrado pela guarda costeira, que deteve a mulher por volta das 23h30. O caso foi encaminhado à Justiça para definição das penalidades.
O prefeito de Punta del Este, Javier Carballal, lamentou o incidente e estimou que os reparos na obra custarão cerca de 170.000 pesos uruguaios (aproximadamente R$ 23,6 mil).
“Esperamos que a responsável pelos danos arque com os custos. Este ato lamentável deve servir de exemplo para evitar que algo assim volte a acontecer”.
Carballal também sugeriu que a mulher poderia estar sob influência de drogas durante o ato, ressaltando a necessidade de preservar patrimônios culturais que representam a identidade de Punta del Este.