Variação extrema: RS registra temperaturas de 5ºC a 39ºC em apenas cinco dias

O Rio Grande do Sul viveu uma semana marcada por contrastes climáticos. Após amanheceres gelados e geadas em cidades da Serra, com mínimas de 5°C, o estado registrou calor de quase 40°C no último domingo (17).
Campo Bom, na Região Metropolitana, foi a cidade mais quente, com 39°C, enquanto Porto Alegre atingiu 37,6°C, a maior temperatura do ano na capital gaúcha.
A explicação para o fenômeno, segundo a Climatempo, está no efeito pré-frontal. Este fenômeno ocorre antes da chegada de uma frente fria, quando o ar frio empurra o ar quente para cima, comprimindo-o e elevando as temperaturas.
Além de Campo Bom, Teutônia registrou 38,5°C, ambas entre as 10 cidades mais quentes do país no dia. Porto Alegre também se destacou, sendo a terceira capital mais quente do Brasil, atrás de Boa Vista (RR), com 38,6°C, e Teresina (PI), com 38°C.
Previsão do tempo: chuva à vista
Nesta segunda-feira (18), o deslocamento de uma frente fria deve provocar pancadas de chuva em boa parte do estado. A previsão é que o tempo permaneça instável até quarta-feira (20).
Para terça-feira (19), o afastamento da frente fria não elimina a instabilidade: o dia será nublado, com chuvas a qualquer hora, intensificando-se a partir da tarde. Na quarta, a tendência é de precipitações abrangendo todo o território gaúcho, com potencial para chuvas fortes.