RS está no “caminho da fumaça” até o fim da semana

O Rio Grande do Sul está no caminho dos estados afetados pelo corredor de fumaça que cobre uma extensa área do Brasil e que vai continuar atuando durante toda esta semana.
A fumaça, carregada de material particulado, está sendo trazida principalmente pelas queimadas na Amazônia e no Pantanal, e deve se intensificar sobre o estado nos próximos dias.
A expectativa é que, a partir da segunda metade da semana, o deslocamento de uma frente fria agrave ainda mais a situação em Santa Catarina e no Paraná, onde a fumaça também ganhará força.
Já no Centro-Oeste, os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, especialmente nas áreas mais a oeste, terão um aumento significativo na quantidade de fumaça, resultado de ventos carregados de partículas.
Segundo projeções do modelo de aerossóis CAMS, do Sistema Copernicus, a concentração de fumaça irá variar ao longo da semana, mas persistirá até, pelo menos, sexta-feira.
Impactos na saúde
O aumento na quantidade de material particulado no ar pode causar problemas respiratórios, irritação nos olhos e agravar condições pré-existentes, como asma e bronquite.



