
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), deu início nesta quarta-feira, 9, à instalação de novas bocas de lobo que serão instaladas em diversos pontos da cidade. Ao todo, serão 226 unidades implantadas nesta primeira etapa, com o objetivo de melhorar o escoamento da água da chuva e prevenir alagamentos em áreas críticas.
“Iniciamos um trabalho na região central da cidade, e na parte baixa, que é de substituição das bocas de lobo, com ampliação de diâmetro de um metro. Com isso, a população vai observar alguns transtornos. Todo esse trabalho é por um bom motivo, para evitar os alagamentos na região central, aqueles pontos mais críticos quando qualquer chuva já causa alagamentos. Muito trabalho pela frente, e é só o início. Vamos fazer muita coisa ainda”, destaca o prefeito Jarbas da Rosa.

A primeira unidade foi implantada como marco inicial do projeto pela Dmol Construtora e Pré Moldados Ltda, empresa do Município, responsável pela fabricação e execução do serviço, na rua Tiradentes esquina com a rua Getúlio Vargas, próximo ao Supermercado Lenz. As próximas serão instaladas nesta quinta-feira, 10, na rua Cond´Deu, no bairro Aviação. Os trabalhos seguem um cronograma que contempla bairros com maior incidência de acúmulo de água e que apresentam estrutura deficiente de drenagem. A escolha dos locais para instalação levou em conta estudos técnicos que identificaram os pontos mais críticos da cidade.
De acordo com o secretário da pasta, Sid Ferreira, a iniciativa faz parte de um pacote de melhorias na infraestrutura urbana, e a previsão é de que as 226 unidades estejam concluídas nas próximas semanas. “A instalação dessas bocas de lobo representa um avanço importante na nossa política de prevenção a alagamentos e manutenção da malha urbana. Queremos concluir o trabalho de instalação em 90 dias. Estamos atentos às demandas da população e investindo em ações que tragam mais segurança e qualidade de vida”, destacou o secretário da pasta. Segundo ele, os investimentos refletem o compromisso da atual gestão com a prevenção de problemas futuros e com a melhoria da qualidade de vida nos bairros.
A empresa Dmol ficará responsável por toda a execução do projeto, seguindo critérios técnicos rigorosos e cronograma previamente estabelecido. Além disso, a Prefeitura reforça que segue a manutenção preventiva das bocas de lobo já existentes, garantindo seu funcionamento pleno. A iniciativa faz parte de um pacote maior de obras estruturantes que serão implementadas.