Justiça autoriza Nego Di a ir morar em Florianópolis
Decisão inclui medidas cautelares e envolve processo por suposto esquema de estelionato que causou prejuízo de R$ 5 milhões

O humorista e influenciador digital Nego Di, recebeu autorização da Justiça do Rio Grande do Sul para mudar sua residência para Santa Catarina. A decisão foi tomada em 19 de dezembro de 2024, mas confirmada nesta terça-feira (21) pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
Preso em julho de 2024, Nego Di deixou a prisão em 26 de novembro, após cumprir pouco mais de 130 dias de reclusão. Ele responde por acusações de estelionato relacionadas a um suposto esquema de vendas fraudulentas em uma loja virtual. A investigação conduzida pela Polícia Civil e pelo Ministério Público (MP) aponta que cerca de 370 clientes teriam sido prejudicados, com um prejuízo estimado em R$ 5 milhões.
Em nota, o TJRS destacou que a mudança para Santa Catarina foi autorizada judicialmente, mas com a imposição de medidas cautelares. Essas medidas incluem:
- Comparecimento periódico em juízo para justificar atividades;
- Proibição de mudar de endereço sem autorização judicial;
- Proibição de se ausentar da comarca sem comunicação prévia;
- Proibição de frequentar ou usar redes sociais;
- Recolhimento do passaporte.
Natural de Porto Alegre, Nego Di ficou ainda mais conhecido ao participar do reality show Big Brother Brasil em 2021. No programa, ele foi o terceiro eliminado, com um índice de rejeição de 98,76%.
Após o reality, o humorista passou a realizar rifas por meio de redes sociais, prática que também é alvo de investigações. Em julho de 2024, a operação que levou à sua prisão levantou irregularidades nos sorteios.
Nego Di também já enfrentou sanções judiciais por divulgar informações falsas. Em maio de 2024, o TJRS determinou a exclusão de publicações em que ele acusava autoridades de impedir salvamentos em enchentes na Região Metropolitana de Porto Alegre. As postagens, que incluíam imagens falsas de cadáveres.