
Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber, nesta sexta-feira (29), os pagamentos referentes ao mês de novembro. Nesta data, o crédito será realizado para aqueles que ganham até um salário mínimo e possuem o número final do benefício em 5, desconsiderando o dígito verificador.
Além do pagamento habitual, segurados que se aposentaram após a antecipação do 13º salário em junho receberão o valor do abono anual em parcela única, já incorporada ao benefício deste mês.
Calendário de pagamentos
Os depósitos seguem até 6 de dezembro, de acordo com o número final do benefício. Para beneficiários do Rio Grande do Sul, os pagamentos tiveram início no dia 25 de novembro, em função do estado de calamidade pública no estado.
Confira o calendário:
Para quem recebe até um salário mínimo:
- Final 1: 25/nov
- Final 2: 26/nov
- Final 3: 27/nov
- Final 4: 28/nov
- Final 5: 29/nov
- Final 6: 02/dez
- Final 7: 03/dez
- Final 8: 04/dez
- Final 9: 05/dez
- Final 0: 06/dez
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 02/dez
- Finais 2 e 7: 03/dez
- Finais 3 e 8: 04/dez
- Finais 4 e 9: 05/dez
- Finais 5 e 0: 06/dez
Quem tem direito ao 13º salário
O abono anual será pago a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios, incluindo auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade. Para quem teve o benefício concedido após junho, o 13º será depositado em parcela única. Benefícios programados para encerrar antes de 31 de dezembro de 2024 receberão um valor proporcional.
No total, 2.016.620 segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que entraram na folha após junho terão direito ao abono.
Quem não recebe
Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao 13º salário. O INSS também alerta que boatos sobre o pagamento de um “14º salário” são falsos e não há previsão para essa medida.
Consulta e informações
Segurados podem consultar detalhes dos pagamentos pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS. O acesso é feito com login e senha, e a opção “Extrato de Pagamento” disponibiliza todas as informações.
Quem não tem acesso à internet pode ligar para a Central de Atendimento 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. É necessário informar o CPF e confirmar dados cadastrais para evitar fraudes.
Com mais de 40,6 milhões de benefícios pagos mensalmente, sendo 28,2 milhões no valor de até um salário mínimo, o INSS segue como um dos principais responsáveis pela movimentação econômica no país.