
Os incêndios florestais na Califórnia, especialmente na região de Los Angeles, estão fora de controle, agravados pelos fortes ventos de Santa Ana, que chegaram a quase 100 km/h e podem atingir 160 km/h.
As chamas, iniciadas em reservas naturais e bairros residenciais, levaram à evacuação de milhares de pessoas, muitas delas fugindo a pé devido ao bloqueio das estradas. Em Pacific Palisades, um dos locais mais atingidos, o trânsito caótico dificultou a chegada de veículos de emergência, exigindo o uso de tratores para liberar as vias.

Além da destruição de residências e infraestruturas, os incêndios causaram cenas de desespero, como o resgate de moradores de um centro de idosos em cadeiras de rodas e camas hospitalares. Em Malibu, pessoas com queimaduras foram atendidas, e um bombeiro ficou gravemente ferido. No total, mais de 30 mil pessoas estão sob ordens de evacuação e 13 mil estruturas estão ameaçadas. O governador Gavin Newsom destacou mais de 1.400 bombeiros para conter as chamas, que já devastaram grandes áreas e continuam a se espalhar rapidamente.
A situação levou o presidente Joe Biden a cancelar compromissos e permanecer em Los Angeles, onde a fumaça era visível. A Agência Federal de Gestão de Emergências aprovou subsídios para auxiliar o estado. Autoridades locais continuam investigando as causas dos três principais focos de incêndio, que já destruíram mais de 15 quilômetros quadrados. A previsão de ventos mais intensos torna o controle das chamas ainda mais desafiador, intensificando o esforço conjunto de bombeiros e equipes de emergência.





