
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) deve autorizar o projeto de exploração de petróleo na bacia da Foz do Amazonas.
Em declaração à Folha de S.Paulo, Silveira ressaltou que a Petrobras já entregou todos os esclarecimentos solicitados pelo órgão ambiental em dezembro e que aguarda agora a decisão do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
“Estamos aguardando a licença. Eu quero acreditar que o presidente do Ibama é um homem de bom senso e verdadeiro. Se ele for, vai liberar a licença. A Petrobras já entregou tudo que ele pediu”, declarou Silveira, destacando que, em sua visão, não há razão para a negativa caso o processo seja conduzido sem viés ideológico. “Temos de ter sentido de urgência e de responsabilidade no licenciamento. Você não pode abrir mão de oportunidades que tem, com respeito ao licenciamento”.
A declaração ocorre em meio a um processo que enfrenta resistências dentro do próprio Ibama. Em outubro de 2024, os técnicos do órgão haviam rejeitado os estudos apresentados pela Petrobras, recomendando o arquivamento do projeto. Segundo o relatório técnico, não foram apresentadas soluções viáveis para mitigar os impactos ambientais em caso de acidentes, como vazamentos de óleo. O documento foi assinado por 26 especialistas.