
O Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Cruz do Sul e Região (Sindimetal) participará, no próximo sábado, dia 3 de maio, de uma caminhada pelas principais ruas do Centro de Santa Cruz do Sul. A mobilização – em alusão ao Dia do Trabalho – celebrado no feriado de 1º de maio conta com o apoio de dezesseis entidades da região e tem como objetivo chamar a atenção da comunidade para a necessidade de um olhar mais atento às questões trabalhistas, especialmente àquelas relacionadas à jornada laboral do trabalhador.
A mobilização, criada em parceria com o Fórum Democrático da Classe Trabalhadora, inicia-se às 8 horas do sábado, em frente ao Sindimetal, na Rua Fernando Abott, no Centro de Santa Cruz do Sul, com um café da manhã servido aos participantes. Após, às 9 horas, o grupo de trabalhadores e representantes das entidades sairão em caminhada pelas ruas centrais de Santa Cruz do Sul, com destino à Praça Getúlio Vargas, onde está previsto um ato coletivo, na sequência à chegada. “Optamos por realizar o evento no sábado, porque no feriado existem outras atrações envolvendo as entidades e os trabalhadores, por isso vamos fazer esta caminhada no sábado, oportunizando assim a participação de mais pessoas”, reforça Gilberto Saraiva, presidente do Sindimetal.
Conforme Saraiva, a redução da jornada de trabalho acaba sendo uma pauta comum entre todas as dezesseis entidades que participarão do ato. “Defendemos a redução da jornada de trabalho sem o impacto negativo, na redução do salário dos trabalhadores, que ao longo dos anos têm sido desvalorizados em nosso país. Além desta reivindicação, que faz parte da campanha salarial dos metalúrgicos para o ano de 2025, defendemos o passe-livre do trabalhador no transporte coletivo”, argumenta o presidente.Saraiva destaca ainda que a mobilização ocorre em nível nacional, liderada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Nem todos os sindicatos que estarão conosco fazem parte da CUT, mas estamos juntos nesta luta. Realizamos algumas plenárias em nosso sindicato, e estamos muito confiantes nesta união de esforços que é para todos os trabalhadores.”
Participarão do ato, junto ao Fórum Democrático da Classe Trabalhadora, o Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Cruz do Sul, o Sindicato dos Metalúrgicos de Venâncio Aires, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Novo Stifa), Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário e Calçado do Vale do Rio Pardo (Sindivestuário), Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul, Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região, Sindicato dos Vigilantes, Sindicato dos Servidores Municipais de Santa Cruz do Sul (Sinfum) e o 18º Núcleo do Cepers/Sindicato de Santa Cruz do Sul, Sindicato dos Professores do Ensino Privado – RS (Simpro/RS), Sindicato dos Trabalhadores no Calçado e Vestuário de Venâncio Aires e Mato Leitão, Partido dos Trabalhadores de Santa Cruz do Sul, Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, Escola de Samba Imperadores do Ritmo de Santa Cruz do Sul, União dos Estudantes Santa-Cruzenses (UESC ) e CUT Regional.