GeralRio Grande do Sul

FIERGS indica recuperação da indústria gaúcha no segundo semestre

Produção e emprego cresceram no mês de julho

A Sondagem Industrial do RS, divulgada pela FIERGS, apontou sinais de recuperação no setor industrial gaúcho em julho, com aumento da produção e do emprego, além de maior utilização da capacidade instalada.

O índice de evolução da produção atingiu 53,5 pontos, superando a média histórica para o mês. O número de empregados também subiu, alcançando 50,5 pontos, o que é significativo considerando a tendência negativa histórica de julho.

A utilização da capacidade instalada (UCI) subiu para 70%, em linha com a média histórica, mas os empresários ainda consideram esse número abaixo do ideal. Ao mesmo tempo, os estoques de produtos finais diminuíram pelo terceiro mês consecutivo, indicando que a produção está atendendo à demanda.

As expectativas para os próximos seis meses são otimistas, com projeções de aumento da demanda (56,1 pontos), do emprego (51,5) e das compras de matérias-primas (54,3). A única exceção foi a quantidade exportada, que teve leve redução, chegando a 49,7 pontos.

Investimentos Com o aumento do otimismo, 57,9% das empresas revelaram intenção de investir nos próximos seis meses. O índice de intenção de investimento subiu para 54,8 pontos, superando a média histórica. Os investimentos planejados incluem máquinas, equipamentos, pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Fonte
Com informações da FIERGS

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×