Estresse pós-traumático afeta vítimas das enchentes no RS, aponta estudo

Um estudo realizado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) revelou que vítimas das enchentes de 2024 sofrem com os sintomas do estresse pós-traumático. Segundo a pesquisa, entre maio e junho do ano passado, quase 70% das pessoas atingidas pelas cheias apresentaram algum sintoma da doença, como ansiedade, insônia e crises emocionais.
A pesquisa avaliou a saúde mental de 5 mil vítimas e mostrou que 24% dos afetados seguem convivendo com pesadelos, tristeza profunda e pensamentos negativos. “O transtorno se caracteriza por sintomas ansiosos, como preocupações recorrentes, dificuldade para dormir, crises de raiva e de choro, além de sintomas mais característicos e específicos do estresse agudo”, explica Daniel Baldez, pesquisador do Laboratório de Psiquiatria Molecular do HCPA.
O estudo reforça a necessidade de suporte psicológico e psiquiátrico para os atingidos. Em Porto Alegre, as equipes de saúde mental já realizaram mais de 100 mil atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em bairros que foram fortemente impactados pelas enchentes, a assistência foi ampliada.