
Após um mês inteiro de programação voltada ao autismo, que contou com ações em escolas, postos de saúde, capacitação para profissionais de educação, palestras, entre outras tantas atividades, encerrou-se neste domingo, 26, na Praça da Bandeira, o 1º ConecTea de Santa Cruz do Sul. A iniciativa foi promovida em parceria entre prefeitura, através do Girassol Centro de Atendimento ao Autismo, com o envolvimento de várias secretarias, Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TeAcolhe), do Cisvale, e Luz Azul Associação Pró-Autismo.




A programação na praça contou com mateada, rodas de conversa, atividades culturais e práticas integrativas em saúde. O público também pôde participar de um piquenique, adquirir artesanatos e receber orientações sobre os direitos das pessoas autistas, com encaminhamento para a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA) e para o Crachá Autista.
A secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, prestigiou a ação. “É uma temática importante e cada vez mais necessária de se falar. Enquanto gestores, precisamos agir muito e a cada dia somar forças para promover políticas públicas que realmente atendam a necessidade dos autistas e suas famílias”, disse a secretária.

Presente no evento, a assistente social Daniela Vieira Rodrigues, aproveitou para fazer um piquenique na praça com o filho, Cassiano, de 9 anos. “Meu filho foi diagnosticado aos três anos como autista. Hoje a sociedade está olhando a pessoa com TEA com mais sensibilidade, tratando a pessoa autista com mais acolhimento. Então é importante a sociedade se envolver cada vez mais para compreender e saber lidar com essas diferenças”, afirmou Daniela.
Já a pedagoga do Girassol, Thaís Campos Teixeira, avaliou a programação do Abril Azul. “Em Santa Cruz tudo é muito grandioso porque realmente a comunidade sempre se envolve e conseguimos atingir vários segmentos da sociedade. Hoje encerramos a campanha aqui, mas o trabalho continua o ano todo”, resumiu Thaís.
O presidente da Luz Azul Associação Pró-Autismo, Éder Lemos, também fez uma análise da campanha. “Cada vez tem mais diagnósticos de autismo e muita gente nos procurando. Neste mês houve uma programação intensa e ficamos felizes porque a campanha ganhou uma proporção de tanta magnitude. Este engajamento entre prefeitura, Cisvale e todo os que se envolveram, é por uma causa muito importante e queremos que fique no calendário do município”, disse o presidente.
O diretor de Educação e coordenador do Girassol, Fernando Wegner, comemora o sucesso das ações. “Terminamos a campanha com a certeza de que colocamos luz sobre a causa do autismo. Tivemos vários eventos e o esforço foi muito grande, inclusive agora com o cargo de assistente escolar criado pelo município, que possibilita que o aluno crie um vínculo com o profissional. Este trabalho de sensibilização foi fundamental e nosso empenho continuará para atender usuários e suas famílias”, finalizou Fernando.