GeralRegional

Abril Azul: 1º ConecTEA encerra-se com programação na Praça da Bandeira

Após um mês inteiro de programação voltada ao autismo, que contou com ações em escolas, postos de saúde, capacitação para profissionais de educação, palestras, entre outras tantas atividades, encerrou-se neste domingo, 26, na Praça da Bandeira, o 1º ConecTea de Santa Cruz do Sul. A iniciativa foi promovida em parceria entre prefeitura, através do Girassol Centro de Atendimento ao Autismo, com o envolvimento de várias secretarias, Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TeAcolhe), do Cisvale, e Luz Azul Associação Pró-Autismo.

A programação na praça contou com mateada, rodas de conversa, atividades culturais e práticas integrativas em saúde. O público também pôde participar de um piquenique, adquirir artesanatos e receber orientações sobre os direitos das pessoas autistas, com encaminhamento para a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA) e para o Crachá Autista.

A secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, prestigiou a ação. “É uma temática importante e cada vez mais necessária de se falar. Enquanto gestores, precisamos agir muito e a cada dia somar forças para promover políticas públicas que realmente atendam a necessidade dos autistas e suas famílias”, disse a secretária.

Cassiano e sua mãe, Daniela, aproveitaram para fazer um piquenique na praça. Foto: Elemir Polese

Presente no evento, a assistente social Daniela Vieira Rodrigues, aproveitou para fazer um piquenique na praça com o filho, Cassiano, de 9 anos. “Meu filho foi diagnosticado aos três anos como autista. Hoje a sociedade está olhando a pessoa com TEA com mais sensibilidade, tratando a pessoa autista com mais acolhimento. Então é importante a sociedade se envolver cada vez mais para compreender e saber lidar com essas diferenças”, afirmou Daniela.

Já a pedagoga do Girassol, Thaís Campos Teixeira, avaliou a programação do Abril Azul. “Em Santa Cruz tudo é muito grandioso porque realmente a comunidade sempre se envolve e conseguimos atingir vários segmentos da sociedade. Hoje encerramos a campanha aqui, mas o trabalho continua o ano todo”, resumiu Thaís.

O presidente da Luz Azul Associação Pró-Autismo, Éder Lemos, também fez uma análise da campanha. “Cada vez tem mais diagnósticos de autismo e muita gente nos procurando. Neste mês houve uma programação intensa e ficamos felizes porque a campanha ganhou uma proporção de tanta magnitude. Este engajamento entre prefeitura, Cisvale e todo os que se envolveram, é por uma causa muito importante e queremos que fique no calendário do município”, disse o presidente.

O diretor de Educação e coordenador do Girassol, Fernando Wegner, comemora o sucesso das ações. “Terminamos a campanha com a certeza de que colocamos luz sobre a causa do autismo. Tivemos vários eventos e o esforço foi muito grande, inclusive agora com o cargo de assistente escolar criado pelo município, que possibilita que o aluno crie um vínculo com o profissional. Este trabalho de sensibilização foi fundamental e nosso empenho continuará para atender usuários e suas famílias”, finalizou Fernando.

Fonte
Fotos: Elemir Polese

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×