
Cerca de 2,5 milhões de veículos em circulação no Brasil estão equipados com airbags defeituosos da marca japonesa Takata. Esses dispositivos, instalados em modelos de 17 montadoras diferentes entre 2001 e 2018, apresentam um sério risco à segurança dos motoristas e passageiros. Sete mortes já foram registradas no país devido à explosão desses airbags, o que levou a um recall mundial para a substituição das peças.
O Perigo dos Airbags da Takata
Os airbags defeituosos da Takata utilizam nitrato de amônio como agente inflador. Com o tempo, a exposição ao calor e à umidade pode tornar esse composto altamente explosivo, corroendo partes metálicas do dispositivo. Quando acionado, o airbag pode explodir com força excessiva, liberando fragmentos metálicos em alta velocidade, o que pode causar lesões graves ou fatais aos ocupantes do veículo.
“Essa bolsa abre a cerca de 320 km/h. Combinando uma explosão muito forte com uma peça fragilizada, esses fragmentos, que estão a menos de um metro do motorista, saem como se fosse um tiro a queima roupa”, explicou Rodolpho da Hora, perito em trânsito do Rio de Janeiro, em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo.
Recall de Grande Escala
No Brasil, mais de 5 milhões de veículos foram convocados para a substituição dos airbags defeituosos, mas apenas metade dos proprietários realizou a revisão. Esse recall é considerado o maior da história da indústria automobilística, devido à sua escala global e à gravidade do defeito.
A Takata, após a descoberta do problema, declarou falência em 2017 e se declarou culpada. Nos Estados Unidos, a empresa foi condenada a pagar mais de 1 bilhão de dólares em multas, em um país onde mais de 20 milhões de carros com airbags defeituosos foram vendidos, de acordo com a agência federal de segurança automobilística.
Como Verificar se Seu Veículo Está no Recall
Os proprietários de veículos no Brasil podem verificar se seus carros estão incluídos no recall acessando o site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Basta acessar o endereço portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/veiculos/recall, inserir o número do chassi ou da placa do veículo e realizar a busca.