
João Fonseca fez uma análise sobre sua eliminação no Australian Open após perder para o italiano Lorenzo Sonego, em uma partida de 3 sets a 2. Apesar de lamentar a derrota, o brasileiro se mostrou satisfeito com sua campanha no torneio, considerando que não conseguiu jogar seu melhor tênis. Durante o confronto, cometeu vários erros, como seis duplas faltas e 40 erros não forçados, além de um aproveitamento de 60% no primeiro serviço.
A derrota contra Sonego, que ocupa a 55ª posição no ranking, pôs fim à invencibilidade de Fonseca, que vinha de 14 vitórias consecutivas. Entre essas conquistas, destacam-se os títulos do Next Gen ATP Finals e do Challenger de Camberra. No Australian Open, o brasileiro havia superado Andrey Rublev, número 9 do mundo, na estreia, e alcançado a fase principal após passar pelo qualifying.
Com a eliminação, Fonseca perdeu a chance de avançar ainda mais no ranking da ATP, entrou provisoriamente no top-100, embora tenha iniciado a semana na 112ª colocação. Seu próximo desafio será no Challenger de Quimper, na França, que começa em 21 de janeiro.