Brasil de Pelotas x Grêmio: estreia pelo Gauchão marca início da era Gustavo Quinteros
Partida acontece no Bento Freitas, em Pelotas, às 22h

Na noite desta quarta-feira (22), Brasil de Pelotas e Grêmio se enfrentam pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho 2025, em jogo marcado para as 22h no estádio Bento Freitas, em Pelotas.
O duelo, que marca a estreia oficial do técnico Gustavo Quinteros no comando do Grêmio, terá transmissão ao vivo e gratuita pelo ge.globo, além de exibição no sportv e Premiere.
Brasil de Pelotas passou por grande reformulação
O Xavante entra em campo com um elenco praticamente renovado. Sob o comando do jovem técnico William de Mattia, de 41 anos, a equipe busca um início sólido para a temporada, que também inclui a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Apenas três jogadores do plantel de 2024 permaneceram.
Entre os destaques do Brasil de Pelotas está o volante Juliano Fabro, revelado nas categorias de base do Internacional, que terá a missão de liderar o meio-campo. Já no gol, a ausência do titular Gabriel Oliveira, que se recupera de uma lesão ligamentar no joelho direito, é um grande desfalque.
Escalação provável do Brasil de Pelotas
Wellington Santana; Murillo, Áquila, Gabriel Macedo e Higor; Juliano Fabro, Jonathan Cabeça e Kauê Pires; Vini Charopem, DG e Mayco Félix.
Grêmio busca octacampeonato
Do lado tricolor, a partida marca o início dos trabalhos de Gustavo Quinteros, técnico boliviano que substitui Renato Portaluppi. O Grêmio busca o título inédito de octacampeão gaúcho após uma sequência de mudanças no elenco e na comissão técnica ao longo da virada de ano.
Apesar das alterações, a base da equipe segue similar à da temporada anterior, com destaque para jogadores como Pavón, Cristaldo e Braithwaite. O goleiro Gabriel Grando assume a titularidade no lugar de Marchesín, que deixou o clube.
Escalação provável do Grêmio
Grando; João Pedro, Jemerson, Rodrigo Ely e Mayk; Dodi, Villasanti e Cristaldo; Pavón, Aravena e Braithwaite.
Arbitragem
O árbitro principal será Lucas Horn, auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Juarez de Mello Junior. O VAR estará a cargo de Daniel Nobre Bins.
Nova fórmula do Gauchão
O Campeonato Gaúcho 2025 apresenta uma nova dinâmica, com os 12 clubes divididos em três grupos de quatro equipes. Na primeira fase, os times enfrentam adversários das outras chaves, totalizando oito rodadas. Os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado avançam às semifinais.
Já os clubes entre o quinto e o oitavo lugares disputarão um quadrangular que vale vagas na Copa do Brasil de 2026, enquanto os quatro últimos lutarão para evitar o rebaixamento.