Oito pessoas são presas no combate ao golpe do nudes
Operação Nuditas cumpriu 14 ordens judiciais, sendo oito mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de São Sepé deflagrou hoje, dia 13, a Operação Nuditas, a fim de combater os crimes de extorsão e associação criminosa na cidade de São Sepé. Foram cumpridas 14 ordens judiciais, sendo oito mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Charqueadas e no estado de Santa Catarina.
Dentre os oito presos, cinco foram localizados no estado do Rio Grande do Sul (quatro na cidade de Porto Alegre e um em Charqueadas) e três no estado de Santa Catarina (um em Florianópolis, um em Joinville e um em São Cristóvão). Durante a ação, foram apreendidos telefones celulares utilizados para a prática dos golpes.
A investigação desenvolvida pela Seção de Investigação da Delegacia de Polícia de São Sepé teve início no ano de 2021. A partir da ocorrência registrada pela vítima residente em São Sepé, a investigação apurou que a associação criminosa extorquia vítimas através do vulgarmente conhecido “golpe do nudes”, onde os criminosos se passavam por delegados de polícia, promotores de justiça e falsificavam documentos da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias.
O golpe consistia, inicialmente, na criação de perfis falsos de garotas, que faziam amizades com homens, empresários, profissionais liberais, e que trocavam imagens nuas por aplicativos de mensagens. Posteriormente, vinha ao caso o pai da suposta menor que exigia valores para não levar o caso à polícia e imprensa. Após, vinham falsas autoridades para fazer acordos para não persecução penal, exigindo então valores que eram depositados em contas de familiares e de laranjas.
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil