
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul está se organizando para atuar nos bairros do município a partir da próxima segunda-feira, dia 19. “Queremos nos antecipar e fazer uma ação muito efetiva na cidade, para evitar que se torne um problema maior. Também precisamos de todo o apoio da população, para que mantenham seus pátios limpos para evitar a proliferação do mosquito”, alertou o secretário de Saúde, Fabiano Dupont.
Segundo o cronograma organizado pela Vigilância Sanitária, os primeiros bairros escolhidos são os que têm apresentado um histórico de presença maior de larvas do Aedes nos últimos tempos. De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, na próxima semana, de segunda a sábado, cinco bairros da cidade receberão a aplicação do larvicida biológico para mosquitos em geral, tanto com veículo motorizado como com equipamentos costais, realizado por agentes de saúde de combate às endemias. “Os critérios para aplicação serão considerados o índice de larvas positivas, conforme constatado pelo Levantamento de Índices Rápido para o Aedes (Lira), e também pelo número positivo de casos”, explicou.
A população, segundo ela, pode ficar tranquila. O produto, que é aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS, é totalmente seguro, não afetando a saúde da população, nem dos animais e também não agride o meio ambiente. Santa Cruz, aliás, é pioneiro no procedimento.
Números
Atualmente, Santa Cruz do Sul está com 21 casos positivados para dengue, e 71 pessoas aguardam pelo resultado, e pelo menos um óbito, em um paciente acometido por comorbidades. Somente um paciente está internado pela dengue.
Cronograma de aplicação:
- Segunda-feira – 19/02 – Bairro Schulz
- Terça-feira – 19 e 20/02 – Bairro Santa Vitória
- Quarta-feira – 21/02 – Bairro Bonfim
- Quinta e sexta-feira -22 e 23/02 – Bairro Santo Inácio
- Sábado – 24/02 – Bairro Centro