
Em visita à Divisão de Iluminação Pública e Paradas de Ônibus, setor que integra a Secretaria de Obras e Infraestrutura, na última terça-feira, dia 23, a prefeita Helena Hermany foi recebida com uma ótima notícia: Santa Cruz do Sul deverá atingir, até o final de 2024, 100% de iluminação por led. Somente em 2023, foram adquiridas 8.544 luminárias (de 70W, 150W e 200W), com recursos da ordem de R$ 2,5 milhões.
Para a prefeita Helena Hermany, a adoção do novo modelo representa maior economia aos cofres públicos, pela durabilidade e redução do consumo de energia. Conforme a prefeita, o investimento em iluminação também é uma medida para o aumento da sensação de segurança no município. “Ruas bem iluminadas deixam a comunidade mais confortável para circular à noite ou até mesmo poder tomar um chimarrão em frente de casa, além de coibir delitos”, avaliou.
Segundo informações do Executivo, a Administração Municipal também aplicou recursos para qualificar o serviço prestado na área. A Divisão conta com quatro caminhões mais um caminhão munck, e ainda três veículos leves e duas camionetes. Além disso, quatro equipes atuam durante o dia e quatro no turno da noite, no período entre 5h30min e 1h30min da madrugada, para suprir as demandas da população e fazer a substituição das lâmpadas antigas pelo modelo mais econômico.
A Divisão de Iluminação Pública e Paradas de Ônibus atende pelo telefone e WhatsApp (51) 3713-3622.O município já ultrapassou a marca de 12 mil lâmpadas de led instaladas e o plano é substituir os cerca de 23 mil pontos de iluminação pela nova tecnologia. Para alcançar esse objetivo, a Prefeitura já está concluindo os detalhes para uma licitação de compra por registro de preço de mais 10 mil unidades de lâmpadas led.
Secom da Prefeitura de Santa Cruz do Sul