GeralRegional

Projeto da Unisc com universidade do Chile chega ao fim

Mesmo com o fim do projeto, parceria com a ULagos segue com outras ações de cooperação

Um projeto de internacionalização vai além de ter apenas um simples contato com uma universidade de outro país. Precisa de produção científica, trocas de experiências e informações, intercâmbios de professores e estudantes, entre outros. E essa bagagem foi vivenciada durante 5 anos em que esteve vigente o Programa de Internacionalização da Pós-Graduação, com o projeto “Políticas públicas, novos arranjos institucionais e participação social: um estudo comparativo sobre as políticas de desenvolvimento territorial no Brasil e Chile”, do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR). A parceria foi entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Universidade de Los Lagos (ULagos), no Chile.

O professor da Unisc e que coordenou a proposta encerrada em dezembro do ano passado, Rogério Leandro Lima da Silveira, comemora a parceria e lembra que a escolha pela ULagos foi, justamente, pela semelhança com a Unisc. “É uma Universidade regional que atua no Sul do Chile, tem campi, a quantidade de alunos é semelhante, a cidade em que está inserida também é proporcionalmente parecida com Santa Cruz do Sul”, detalha.

O Programa foi contemplado no Edital Fapergs/Capes 06/2018 – Programa de Internacionalização da Pós-Graduação, que tinha como proposta aumentar o intercâmbio dos programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes no Rio Grande do Sul com instituições conceituadas no exterior, por meio de projetos conjuntos de pesquisa entre as equipes gaúchas e estrangeiras. “Em 2017 tivemos o Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional em que convidei o professor Marcel Thezá. A partir dali fomos nos aproximando e mandei a proposta de convênio de cooperação. Descobrimos que em 1995 as duas Instituições já tinham sido parceiras. Então, atualizamos a proposta e fizemos um convênio específico”, explica o professor da Unisc.

Em 2018, Thezá, que integra o Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (Ceder) da ULagos, esteve na Unisc por 15 dias, período em que ministrou cursos e orientou alunos. Em 2019, foi elaborado um estudo comparativo sobre políticas públicas territoriais Brasil/Chile, por meio de várias reuniões virtuais. “Depois chegou a pandemia com a pausa das atividades. A Fapergs atendeu os pedidos e prorrogou a parceria.”

Já em 2022, o professor Rogério esteve na ULagos. Meses depois, foi a vez da professora Cláudia Tirelli, também docente do PPGDR. No mesmo ano, vieram do Chile os professores Daniella Gac Jiménez e Álvaro Roman. “Foram períodos de palestras e conhecimento das regiões”, destaca.

A parceria também rendeu a publicação do livro “Atores, territórios e dinâmicas do desenvolvimento regional: Diálogos Brasil – Chile”. O texto foi editado por Thezá; por Daniella Gac Jiménez; e pelos pesquisadores da Unisc, os professores Rogério Leandro Lima da Silveira e Cidonea Machado Deponti.

Assessoria de Imprensa da Unisc

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×