
Mais de 600 profissionais da rede municipal de educação estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 19, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), participando da primeira etapa da Jornada Pedagógica, evento que marca o início do ano letivo para o corpo docente. Este ano, as atividades foram propostas a partir do tema Docência na Contemporaneidade: reflexões, práticas e aprendizagem, em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEE), de Santa Cruz do Sul, e do Sesc.
Presente na abertura da Jornada, a prefeita Helena Hermany ressaltou a grande missão de quem opta pelo ofício de educar e disse que a escola é uma instituição fundamental na sociedade. “ Queremos cuidar das pessoas e a escola desempenha um papel importante, de modo ainda mais especial na vida das crianças mais carentes, provenientes das periferias. Vocês professores podem fazer a diferença na vida delas, através da educação, do cuidado, da transmissão de valores, do carinho e do acolhimento”.
Para o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, a Jornada Pedagógica é um momento de formação continuada, de reflexão, de troca de saberes e de aprendizagens. Assim como a chefe do Executivo, ele enalteceu o trabalho dos profissionais da área, disse que professores se tornam eternos e inesquecíveis para seus alunos e fez um convite aos educadores. “Vamos fazer com que Santa Cruz do Sul esteja entre as cidades com a melhor educação do Brasil”.
A primeira palestra foi proferida pelo professor e pesquisador de História Jorge Luiz da Cunha, autor de mais de uma centena de livros e de dezenas de artigo científicos, e que discorreu sobre o Bicentenário da Imigração Alemã, centrou sua fala na questão da diversidade de povos e na riqueza cultural do solo gaúcho. “Quando lembramos o passado, entendemos o presente e podemos projetar o futuro”, disse.
Na sequência, o psicólogo, escritor, professor e doutor em Ciências da Educação, Alessandro Marimpietri, entusiasmou a plateia com o tema Educar no século XXI: novos desafios e novas possibilidades. De forma descontraída e fazendo menção a diversas obras e autores, ele teceu um comparativo entre a educação no hoje e no ontem, falou sobre diferenças comportamentais entre gerações e definiu a escola como um grande projeto social civilizatório. “A educação nos ensina a existir no coletivo, nos ensina a amar o saber, a encantar o mundo, a subverter a realidade, a esperançar”.