CAPARegionalVariedades

Lajeado realiza ações no Dia Nacional do Combate ao Bullying e à violência na escola

Celebrado nesta segunda-feira, 07/04, o Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência na Escola motivou ações de conscientização nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado. Na EMEF Dom Pedro I, no Bairro Jardim do Cedro, líderes estudantis do Projeto ELLO – Estudantes Ligados na Liderança Organizada – entregaram folders informativos sobre o Bullying aos pais e responsáveis que buscaram seus filhos na escola ao final da manhã.

– Muitos sofrem com o bullying, mas não falam sobre isso. Acabam sofrendo em silêncio, sem que outros possam ajudá-los – diz a líder do 9º ano, Nicole Jandrey Dapont, de 14 anos.

Outra aluna envolvida nas ações é Isabelly Schefer Bonitz, do 8º ano. Para ela, uma das consequências do Bullying é que ele acaba interferindo nos estudos do aluno.

– Têm pessoas que podem se sentir desmotivadas para ir à escola por serem vítimas de bullying – destaca, Isabelly.

A ação integra outras atividades que serão desenvolvidas ao longo desta semana nas EMEFs de Lajeado, destinadas exclusivamente a conscientizar a comunidade escolar sobre o Bullying, seus impactos e peculiaridades.

De acordo com a Orientadora Educacional da Secretaria da Educação (SED), Lisete Lermen Friedrich, além da entrega dos folders informativos aos pais, os alunos também participarão de outras ações ao longo da semana e do ano, como rodas de conversa, vídeos, palestras, sempre com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar a todos para a construção de um ambiente mais acolhedor e seguro.

– As Campanhas de Conscientização são fundamentais para promover uma cultura de paz e de suporte e acompanhamento constante – salienta Lisete.

O que tem sido feito

Para ajudar nesta questão de motivar as vítimas a falar sobre o assunto, cada escola possui um espaço de acolhimento ao aluno para ele falar em particular sobre o assunto. 

– Cada professor trabalha os acordos pedagógicos que constam na agenda dos alunos, de modo a lembrá-los sobre regras de convivência. 

– Valorizar as diferenças e o respeito para com o outro é o foco que embasa as ações de prevenção. 

– Vídeos e outros materiais virtuais também são constantemente compartilhados entre as escolas e SED, de maneira a subsidiar com informações todos que precisam trabalhar isso nas escolas. 

– O folder informativo, a ser distribuído também em formato digital para os pais e responsáveis, é mais uma abordagem preventiva. Nele, constam informações sobre o que é bullying, seus tipos, pessoas envolvidas, a Lei Federal nº 14.811/2024 que incluiu o Bullying e Cyberbullying no Código Penal, bem como sinais de que algo está errado, e como professores e os pais podem ajudar a evitá-lo.

Fonte
Foto: Divulgação Prefeitura de LajeadoAssessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×